dc.contributor.author | MUNARIM, IRACEMA | |
dc.date.accessioned | 2022-07-19T11:55:15Z | |
dc.date.available | 2022-07-19T11:55:15Z | |
dc.date.issued | 2011 | |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236718 | |
dc.description.abstract | Este artigo se propõe a questionar as noções de infância, cultura e movimento presentes na Educação Física a partir das contribuições da Antropologia da Criança, a qual demonstra, em especial, nos estudos em sociedades indígenas o quanto identidade e subjetividades infantis constroem-se por meio de processos que se realizam através da corporalidade. Nesta reflexão são abordados os conceitos de infância na sociedade ocidental, partindo do princípio de que a infância não deve ser considerada como categoria natural ou universal, determinada por aspectos biológicos, e que suas determinações são variáveis, histórica, cultural e socialmente. | pt_BR |
dc.language.iso | pt_BR | pt_BR |
dc.subject | Infância | pt_BR |
dc.subject | corpo | pt_BR |
dc.subject | movimento | pt_BR |
dc.subject | antropologia da criança | pt_BR |
dc.title | O QUE PODEMOS APRENDER COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS? APROXIMAÇÕES DA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA ÀS NOÇÕES DE INFÂNCIA, CULTURA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA | pt_BR |
dc.type | Article | pt_BR |
Arquivos | Tamanho | Formato | Visualização | Descrição |
---|---|---|---|---|
2011-art-periodicos-03.pdf | 111.7Kb |
Visualizar/ |
Artigo |