O QUE PODEMOS APRENDER COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS? APROXIMAÇÕES DA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA ÀS NOÇÕES DE INFÂNCIA, CULTURA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA
Mostrar registro completo
Título:
|
O QUE PODEMOS APRENDER COM AS CRIANÇAS INDÍGENAS? APROXIMAÇÕES DA ANTROPOLOGIA DA CRIANÇA ÀS NOÇÕES DE INFÂNCIA, CULTURA E MOVIMENTO NA EDUCAÇÃO FÍSICA |
Autor:
|
MUNARIM, IRACEMA
|
Resumo:
|
Este artigo se propõe a questionar as noções de infância, cultura e movimento presentes na
Educação Física a partir das contribuições da Antropologia da Criança, a qual demonstra,
em especial, nos estudos em sociedades indígenas o quanto identidade e subjetividades
infantis constroem-se por meio de processos que se realizam através da corporalidade.
Nesta reflexão são abordados os conceitos de infância na sociedade ocidental, partindo do
princípio de que a infância não deve ser considerada como categoria natural ou universal,
determinada por aspectos biológicos, e que suas determinações são variáveis, histórica,
cultural e socialmente. |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236718
|
Data:
|
2011 |
Arquivos deste item
Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)
Mostrar registro completo