Abstract:
|
Ao identificar-se uma situação-limite relativa à formação
para a pesquisa, que se encontrava espelhada na dificuldade de
tessitura do trabalho monográfico no Curso de Licenciatura em
Educação Física (CLEF) em todo o Brasil, notadamente no IFCE
de Canindé-CE, toma-se como mote essa problemática para buscar
propositivas que (re)orientem esta formação, na perspectiva
de estreitar a relação pesquisa e ensino. O objetivo maior da investigação
foi compreender as narrativas autobiográficas como
dispositivo na (auto)formação para a pesquisa de licenciandos em
Educação Física. Investe-se no método (auto)biográfico centradoem fontes das histórias de formação, no campo da pesquisa de
abordagem qualitativa, na experiência de uma pesquisa-formação,
materializada pelo Curso Convivências. Seis licenciandos do
CLEF do IFCE Canindé foram os sujeitos-atores nessa investigação.
Diante dos dilemas formativos apresentados, na história
de formação dos licenciandos, sobretudo focalizada na pesquisa,
os sujeitos estiveram convivendo, empoderados do conhecimento
epistemológico, técnico, afetivo e dialogal, desvelados sobreo
conhecimento de si e do outro, na relação da ‘ensinagem’ para a
pesquisa por meio das narrativas autobiográficas. Conforme a experiência
vivida, reafirma-se que as narrativas autobiográficas possibilitam
um melhor entendimento dos processos formativos pelos
sujeitos, colocando-os em lugar de protagonista, exprimindo
uma autonomização e responsabilização sobre suasaprendizagens. |