Abstract:
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Objetivos: Elaborar e validar o material educativo sobre comportamento infantil voltado a
orientação de pais e professores. Método: Estudo metodológico, contou com a participação
de 17 juízes de conteúdo e 53 juízes de audiência (pesquisadores, profissionais da saúde com
experiência em pediatria, responsáveis por crianças do nascimento a seis anos e professoras
de educação infantil). Foi utilizado o Suitability Assessment of Materials (SAM) adaptado e
desenvolvido um questionário elaborado pelos pesquisadores para avaliar a qualidade do
material educativo. Para ser considerado um material válido o escore SAM deve ser superior a
70% e o Índice de validação de conteúdo (IVC) superior a 75%. A análise foi realizada
utilizando o Epi InfoTM, Versão 7.0. Resultados: O guia de orientações possui 36 páginas,
atingiu IVC global 0,97 e nível de concordância excelente entre os juízes variando entre 0,93
a 1. O material obteve escore 98% no SAM classificando-o como “superior”, entretanto,
foram sugeridas e aceitas algumas modificações. Conclusão: A cartilha é válida e confiável
quanto ao seu conteúdo, ilustrações, motivação, estilo de escrita e layout, para ser utilizada
como uma tecnologia educativa (TE) capaz de orientar pais, responsáveis e professores de
educação infantil. |