Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico

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Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico

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Título: Corpo feminino, fitness e A coluna partida de Frida Kahlo: diálogo semiótico
Autor: Zoboli, Fabio; Silva, Renato Izidoro Da; Correia, Elder Silva; Santos, Luana Alves Dos; Bomfim, Evandro Santos de Melo
Resumo: Este texto é fruto de uma pesquisa semiótica que procurou explicar os motivos que levaram, a partir de um ponto de vista fenomenológico inicial, um grupo de pesquisadores do corpo e da comunicação identificar uma relação possível entre o quadro A coluna partida, da pintora mexicana Frida Kahlo, com a chamada cultura fitness feminina contemporânea. Para fundar tal diálogo semiótico, suspendemos duas categorias: dor/sofrimento e biotecnologia, pois entendemos que elas podem ser vistas iconicamente mediante imagem e metáfora tanto na vida e na obra de Frida Kahlo – retratada especificamente na pintura aqui analisada –, como no contexto da cultura fitness, no que tange a marcas, expressões e discursos que tais práticas inscrevem no corpo feminino. Mirar o quadro A coluna partida com as lentes da semiótica, visando estabelecer relações imagéticas e metafóricas com a cultura fitness, remete-nos a uma leitura em que os padrões modernos de beleza e saúde recaem sobre os corpos femininos por meio das biotecnologias médicas cujo preço paga-se também com dor/sofrimento. Palavras-chave: Frida Kahlo;
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/236023
Data: 2014


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