| dc.contributor.author | 
Santos, Rejane | 
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| dc.contributor.author | 
Nascimento, Aila | 
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| dc.contributor.author | 
Santos, Ivanete | 
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| dc.date.accessioned | 
2022-06-24T22:20:43Z | 
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| dc.date.available | 
2022-06-24T22:20:43Z | 
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| dc.date.issued | 
2021-08 | 
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| dc.identifier.citation | 
SANTOS, R.; NASCIMENTO, A.; SANTOS, I. Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946). ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT-SP, v. 3, p. 1-15, 31 ago. 2021. | 
pt_BR | 
| dc.identifier.issn | 
2675-2646 | 
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| dc.identifier.uri | 
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830 | 
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| dc.description | 
Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46 | 
pt_BR | 
| dc.description.abstract | 
Neste enredo é apresentada uma proposta que tem o objetivo de caracterizar indícios de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas com circulação entre os anos de 1930 e 1946, período em que ocorria no Brasil as reformas Francisco Campos e Capanema. Para a construção desta narrativa, foram utilizados os procedimentos de pesquisa do tipo documental e bibliográfico, tomando como fonte de pesquisa, revistas pedagógicas, localizadas no repositório institucional da UFSC. Como principais referências, foram utilizados, Valente (2013; 2018;2019), para tratar acerca do ofício de um historiador da educação matemática, além de tomar como referência para abordar as perspectivas teórico-metodológicas no que se refere aos saberes profissionais do professor. A partir desta construção, foi possível constatar que somente depois da reforma Francisco Campos, a matemática é vista como disciplina, sendo anteriormente lecionada através de suas várias ramificações (álgebra, geometria e aritmética). Em relação ai saber profissional do professor, pode-se aferir que por meio do exame dos periódicos foi possível constatar uma matemática para ensinar, a qual fugia do emprego de fórmulas, estando diretamente relacionada ao uso de materiais e ligada ao cotidiano. | 
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| dc.language.iso | 
por | 
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| dc.publisher | 
ACERVO - Boletim do Centro de Documentação do GHEMAT- SP | 
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| dc.subject | 
Reformas Francisco Campos e Capanema | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Matemática para ensinar | 
pt_BR | 
| dc.subject | 
Revistas Pedagógicas | 
pt_BR | 
| dc.title | 
Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) | 
pt_BR | 
| dc.type | 
Article | 
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