Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946)
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Título:
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Caracterização de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas: um olhar sobre as reformas Francisco Campos e Capanema (1930 - 1946) |
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Autor:
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Santos, Rejane; Nascimento, Aila; Santos, Ivanete
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Resumo:
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Neste enredo é apresentada uma proposta que tem o objetivo de caracterizar indícios de uma matemática para ensinar em revistas pedagógicas com circulação entre os anos de 1930 e 1946, período em que ocorria no Brasil as reformas Francisco Campos e Capanema. Para a construção desta narrativa, foram utilizados os procedimentos de pesquisa do tipo documental e bibliográfico, tomando como fonte de pesquisa, revistas pedagógicas, localizadas no repositório institucional da UFSC. Como principais referências, foram utilizados, Valente (2013; 2018;2019), para tratar acerca do ofício de um historiador da educação matemática, além de tomar como referência para abordar as perspectivas teórico-metodológicas no que se refere aos saberes profissionais do professor. A partir desta construção, foi possível constatar que somente depois da reforma Francisco Campos, a matemática é vista como disciplina, sendo anteriormente lecionada através de suas várias ramificações (álgebra, geometria e aritmética). Em relação ai saber profissional do professor, pode-se aferir que por meio do exame dos periódicos foi possível constatar uma matemática para ensinar, a qual fugia do emprego de fórmulas, estando diretamente relacionada ao uso de materiais e ligada ao cotidiano. |
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Descrição:
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Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https: https://ojs.ghemat-brasil.com.br/index.php/ACERVO/article/view/46 |
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URI:
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https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235830
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Data:
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2021-08 |
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