Abstract:
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Neste artigo apresentamos um breve panorama histórico dos resultados da pesquisa de mestrado que se propôs estudar saberes na formação matemática dos discentes da Escola Normal de Caetité-Bahia (1926-1961). Este recorte temporal refere-se ao período de funcionamento dessa escola. Trata-se de uma pesquisa histórica na perspectiva da história cultural de acordo com Roger Chartier e as análises incorporam discussões de teóricos que abordam conceitos da Cultura Escolar (Dominique Julia) e saberes a ensinar e para ensinar (Rita Hofstetter e Bernard Schneuwly). Nesse contexto, observamos que a interiorização da oferta do curso de formação de professores, por meio da criação de escolas normais no Estado da Bahia, oportunizou à cidade de Caetité sediar uma unidade de ensino nesta modalidade. E, tendo como interesse, investigar como sucedeu os processos formativos no âmbito da matemática, é que, por meio dos livros didáticos de matemática utilizados nessa instituição, constatamos que foram sendo constituídos saberes referentes à álgebra, geometria, estatística e, principalmente, aritmética, assim como foram contemplados, em alguma medida, saberes acerca do método intuitivo, escola nova e ensino tradicional da matemática. |