Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)

DSpace Repository

A- A A+

Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII)

Show simple item record

dc.contributor.author Ripe, Fernando
dc.contributor.author Alves, Antônio Maurício Medeiros
dc.date.accessioned 2022-05-28T20:15:24Z
dc.date.available 2022-05-28T20:15:24Z
dc.date.issued 2021-11
dc.identifier.citation RIPE, Fernando ; ALVES, Antônio Maurício Medeiros . Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII). Zetetiké (Online), v. 29, p. e021025-18, 2021. pt_BR
dc.identifier.issn 2176-1744
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235218
dc.description Este artigo encontra-se disponível no seguinte link: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/zetetike/article/view/8661083 pt_BR
dc.description.abstract Este artigo apresenta uma análise, sob a perspectiva da História da Educação (e) Matemática, dos elementos paratextuais que compõem as instruções educativas para o ensino da aritmética presentes no manual pedagógico Taboada Curiosa, de autoria do espanhol Joam Antonio Garrido. Publicada inicialmente no ano de 1737 em Lisboa, a obra tinha por objetivo instruir na arte de contar e escrever por meio das regras que se aplicavam nas “boas Escolas” do Reino de Portugal. Consideramos que Taboada Curiosa foi um impresso de relativo sucesso editorial no contexto do setecentismo português, tornando-se um eficiente mecanismo pedagógico para a construção de significados aritméticos. Centraremos nossa análise nos elementos periféricos que compõem o impresso, sobretudo no frontispício, nos agradecimentos, no prólogo e no sumário, destacando como o professor de aritmética Joam Garrido estabeleceu estratégias discursivas de direcionamentos de leitura aos seus potenciais consumidores da obra. pt_BR
dc.language.iso por pt_BR
dc.publisher Zetetiké - Revista de Educação Matemática pt_BR
dc.subject História da educação pt_BR
dc.subject Manual de aritmética pt_BR
dc.subject Século XVIII pt_BR
dc.title Análise dos elementos paratextuais do manual de aritmética Taboada Curiosa (Portugal, século XVIII) pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
Análise dos ele ... ortugal, século XVIII).pdf 383.6Kb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar