A conformação de uma nova sociabilidade: competências socioemocionais nas orientações do Banco Interamericano do Desenvolvimento

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A conformação de uma nova sociabilidade: competências socioemocionais nas orientações do Banco Interamericano do Desenvolvimento

Mostrar registro completo

Título: A conformação de uma nova sociabilidade: competências socioemocionais nas orientações do Banco Interamericano do Desenvolvimento
Autor: Zandoná, Ana Aparecida
Resumo: Nesta pesquisa estudamos as concepções do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) sobre o papel das Competências Socioemocionais (CSE) para a formação da classe trabalhadora latino-americana na última década. As CSE foram popularizadas no Brasil, a partir do ano de 2014, apresentadas por institutos empresariais e organizações multilaterais como uma forma de produzir bem-estar, cidadania, prevenir o bullying, reduzir a violência e proporcionar sucesso profissional. Foram propostas no ensino obrigatório, por meio das competências gerais, estipuladas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), homologada para a Educação Infantil e o Ensino Fundamental no ano de 2017 e para o Ensino Médio no ano de 2018. Fundamentando-nos no materialismo histórico-dialético, realizamos análise documental e levantamento de pesquisas no campo do trabalho, psicologia e educação, com o intuito de analisar os argumentos que vêm sendo desenvolvidos para a inserção das CSE na formação de trabalhadores. Examinamos documentos do BID que recomendam a formação de CSE no contexto escolar, na educação profissional e no local de trabalho e sistematizamos estudos que nos permitem compreender a atuação do capital em contextos de crise e o impacto de suas reconfigurações na economia, no trabalho e na educação. Apreendemos ao longo da pesquisa, que as CSE estão relacionadas com a formação de um trabalhador dócil e resignado perante o aumento do empobrecimento da população, o trabalho precário e o desemprego, tornando-o contraditoriamente, mais propenso a internalizar as ideologias burguesas. A pesquisa sobre as CSE nas concepções do BID revelou que tais competências renovam o ideário de uma educação compensatória e estão alinhadas a uma atualização do papel técnico e moral da escola, à subsunção real do trabalhador em um momento de aumento do desemprego e dos ciclos de crise do capital. Assim, constituem parte importante de um projeto de formação do capital para a sociabilidade da juventude da classe trabalhadora, que se desenvolve nos países do centro do imperialismo e se estende para os contextos de capitalismo dependente, principalmente na última década, com o intuito de conter a classe trabalhadora e perpetuar a dominação. Trata-se de um projeto refinado do capital, para colocar a serviço da perpetuação da hegemonia da classe dominante elementos importantes da educação e da constituição de valores entre trabalhadores. Compreendê-lo e desvelá-lo revela também o potencial transformador da educação e da própria classe trabalhadora, visto que o capital tenta conter preventivamente a possibilidade de que esta construa um projeto para si.Abstract: In this research we study the conceptions of the Inter-American Development Bank (IADB) on the role of Soft Skills (CSE) for worker's education of the Latin American working class in the last decade. CSE were popularized in Brazil, starting in 2014, presented by business institutes and multilateral organizations as a way to produce well-being, citizenship, prevent bullying, reduce violence and provide professional success. They were proposed in compulsory education, through the general competencies, stipulated in the Common National Curriculum Base (BNCC), approved for Early Childhood Education and Elementary School in 2017 and for High School in 2018. Grounded in historical-dialectical materialism, we conducted a document analysis and survey of research in the field of labor, psychology, and education, in order to analyze the arguments that have been developed for the insertion of CSE in the training of workers. We examined IADB documents that recommend the training of CSE in the school context, in professional education and in the workplace, and we systematized studies that allow us to understand the action of capital in crisis contexts and the impact of its reconfigurations on the economy, on work and on education. The research on CSE in the IADB conceptions revealed that such competencies renew the ideology of a compensatory education and are aligned with an updating of the technical and moral role of the school, with the real subsumption of the worker in a moment of increasing unemployment and cycles of crisis of capital. Thus, they constitute an important part of a capital formation project for the sociability of working class youth, which is developed in the countries of the center of imperialism and extended to the contexts of dependent capitalism, especially in the last decade, aiming at containing the working class and perpetuating domination. It is a refined project of the capital, to put at the service of the perpetuation of the dominant class hegemony important elements of education and of the constitution of values among workers. Understanding it and unveiling it also reveals the transforming potential of education and of the working class itself, since the capital tries to preventively contain the possibility of the working class building a project for itself.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/235142
Data: 2022


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1624-D.pdf 1.811Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar