Abstract:
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Este trabalho tem como objetivo compreender como ocorreu a transferência, para o Brasil, das
propostas pedagógicas de Maria Montessori e quais foram, dentre essas propostas, as que foram
incorporadas ao ensino elementar da Matemática no período de 1911 a 1952. Esta é uma pesquisa
qualitativa de abordagem documental, apoiada no referencial das transferências culturais. Nossas
fontes se encontram nos arquivos da hemeroteca digital da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro;
no repositório da Universidade Federal de Santa Catarina; em livros didáticos, artigos e teses sobre
a autora. Concluímos que as transferências das propostas pedagógicas de Montessori, no Brasil,
ocorreram principalmente por meio de livros, artigos, periódicos, cursos oferecidos aos professores,
exposições pedagógicas e pelas escolas montessorianas que surgiram na década de 1920. A
apropriação de suas ideias no ensino da matemática no país deu-se com ênfase no ensino de iniciação
aritmética e de conceitos elementares de geometria, com forte utilização dos materiais didáticos
propostos por Montessori. |