A constituição da aprendizagem docente na educação profissional e tecnológica: desafios e dilemas

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A constituição da aprendizagem docente na educação profissional e tecnológica: desafios e dilemas

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Título: A constituição da aprendizagem docente na educação profissional e tecnológica: desafios e dilemas
Autor: Espindola, Cristiane Antunes
Resumo: Esta é uma pesquisa de doutorado do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), vinculada ao Grupo de Estudos e Pesquisas: Formação de Professores e Práticas de Ensino (FOPPE) e, também, do Projeto de Pesquisa Formação de Professores e Práticas de Ensino (FORPE), ambos pertencentes à linha de pesquisa Sujeitos, Processos Educativos e Docência. A tese buscou conhecer como os professores da Educação Profissional e Tecnológica (EPT) aprendem o exercício da docência, com o intuito de contribuir com reflexões sobre a constituição da aprendizagem docente neste nível de ensino, seus dilemas e desafios, por meio de um estudo no Instituto Federal de Santa Catarina ? IFSC (Campus Florianópolis). A questão central de pesquisa foi: Que elementos constituem a aprendizagem docente na Educação Profissional e Tecnológica? A metodologia privilegiou uma abordagem qualitativa e o estudo teve como instrumentos de coleta fontes documentais, aplicação de questionário, realização de entrevista e observação participante com o objetivo de acompanhar o exercício da docência. Como referencial teórico para discutir a aprendizagem docente nos aproximamos dos estudos de Nóvoa (1995; 2014), Tardif (2012), Mizukami (2010) e Shulman (2004; 2005; 2017). E como referência principal utilizamos os conceitos de Lee Shulman (2004) sobre a sabedoria da prática que por meio da aprendizagem profissional, dos conhecimentos base para o ensino e os conhecimentos pedagógicos do conteúdo, possibilita desenhar uma compreensão sobre os elementos fundamentais para a aprendizagem docente na EPT e que nortearam nosso itinerário de pesquisa. Os resultados da pesquisa apontam que a Aprendizagem Docente na EPT, se dá na tessitura de iniciativas ora individuais, ora coletivas, sendo necessárias ao desenvolvimento profissional docente pela composição pedagógica do conhecimento disciplinar, pedagógico e das relações humanas transformando-as em experiências refletidas. Sendo a trajetória dos professores iniciantes vivida de maneira mais individual, que ao longo da experiência, vão tornando-se experientes no aprofundamento das relações com os pares e com os estudantes. Uma constituição da aprendizagem docente vivida por entrelaçamentos ora formais e informais, com recursos voltados as áreas de conhecimento específico, com os pares e apoio pedagógico de maneira esporádica, com ênfase na apropriação do conhecimento pedagógico, dos conhecimentos dos alunos e suas características e dos conhecimentos do conteúdo na área de atuação. Não havendo espaços formativos sistematizados com regularidade e coletividade para que o professor aprenda a ser docente, e possa utilizar a experiência prática de maneira refletida, como estratégia de formação na mediação com os pares, oportunizando o desenvolvimento de iniciantes e experientes. Seus desafios, dentre as questões institucionais que mais interferem na aprendizagem docente, as condições de trabalho ainda são vistas como positivas para a maioria e dizem respeito à estrutura e condições materiais destinada à atividade docente. Já a organização do trabalho coletivo e as lógicas laborais impostas, ainda desafiam por não preverem tempo suficiente para espaços de trocas entre pares e coletivos de desenvolvimento, sendo muitas vezes negligenciados e levam ao isolamento. Em síntese, a reflexão é de que o IFSC possa promover mais espaços formativos coletivos de troca entre professores na aprendizagem do conhecimento pedagógico do conteúdo, com vistas à epistemologia da prática. Saberes escolares construídos continuamente na tensão entre as dimensões relacionais, educacionais, sociais e políticas, necessitando de espaço para o desenvolvimento, reconhecimento e valorização dos professores.Abstract: This is a postgraduate doctorate research (PPGE) in Education at Federal University of Santa Catarina (UFSC), linked to the Studies and Research Group: Teacher Training and Teaching Practice (FOPPE) and, also, the Teacher Training and Teaching Practice Research Project (FORPE), both belonging to the Subjects, Educational Processes and Teaching line of research. The thesis sought knowing how teachers from the Technological Professional Education (EPT) learn the teaching exercise, with the intention of contributing with thoughts about the teacher learning constitution at this level of teaching, their dilemmas and challenges, by the means of a case study at the Federal Institute of Santa Catarina ? IFSC (Florianópolis Campus). The central matter of the research was: Which elements constitute the teacher learning at the Technological Professional Education? The methodology favored a qualitative approach and the study had documentary sources as instruments of collection, questionnaire application, interview and participant observation in order to monitor the teaching exercise. As a theoretical framework to discuss teacher learning we approach the studies of Nóvoa (1995; 2014), Tardif (2012), Mizukami (2010) and Shulman (2004; 2005; 2017). And the main reference we use the concepts of Lee Shulman (2004) about the wisdom of practice that through professional learning, basic knowledge for teaching and pedagogical knowledge of content, makes it possible to draw an understanding about the fundamental elements for teacher learning in EPT and that have led our research itinerary. The results of the research indicate that Teacher Learning in EPT, takes place in the tessitura of initiatives at times individual, at other times collective, being necessary for the professional development of teachers by the pedagogical composition of disciplinary knowledge, pedagogical and human relations, transforming them into reflected experiences. The trajectory of the beginning teachers being lived in a more individual way, which throughout the experience, are becoming experienced in the deepening of relationships with peers and students. A constitution of teacher learning lived by sometimes formal, sometimes informal intertwining, with resources focused on the areas of specific knowledge, with peers and pedagogical support in a sporadic way, with emphasis on the appropriation of pedagogical knowledge, students' knowledge and their characteristics and knowledge of content in the area of activity. Not existing systematized training spaces with regularity and collectivity for the teacher to learn to be a teacher, and can use practical experience in a reflected way, as a training strategy in mediation with peers, providing opportunities to the development of beginners and experienced. Its challenges, among the institutional issues that most interfere in teacher learning, working conditions are still seen as positive for the majority and concern the structure and material conditions destined to the teaching activity. On the other hand, the organization of collective work and the imposed labor logics still challenge them for not providing enough time for spaces of exchange between peers and collectives of development, being often neglected and lead to isolation. In summary, the conclusion is that IFSC can promote more collective training spaces of exchange between teachers in the learning of pedagogical knowledge of content, with a view to the epistemology of practice. School knowledge continuously constructed in the tension between relational, educational, social and political dimensions, requiring space for the development, recognition and valorization of teachers.
Descrição: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2022.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/234788
Data: 2022


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