Abstract:
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A feira da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) é um
dos principais espaços de venda direta de Florianópolis/SC. Em 2013 iniciouse uma ação de extensão no intuito de auxiliar a feira a manter seus potenciais
solidário e ecológico os quais se definiram desde a origem da mesma como
seus princípios. Neste artigo se analisou, a partir da abordagem da Economia
Solidária, dimensões que limitaram e potencializaram a reconstrução social
da feira. A metodologia utilizada foi pesquisa-ação, que se trata de uma
pesquisa social com base empírica, concebida e realizada por meio de uma
ação coletiva. Notou-se que a feira está distante da proposta inicial, em alguns
quesitos, mas há em sua dinâmica organizativa e comercial, diversos elementos
de caráter solidário. Após uma série de atividades de extensão, concluiu-se
que ela é de extrema importância dentro da Universidade, interligando a
comunidade universitária com os feirantes, gerando efetiva integração entre
a instituição e a sociedade de seu entorno territorial. |