Abstract:
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Sabe-se que a música existe em diferentes culturas, e essa versatilidade confere à música
infinitas possibilidades na educação, mais precisamente no contexto de ensino e aprendizagem.
Este artigo apresenta resultados de pesquisa desenvolvida no Programa de Graduação em
Biblioteconomia da Universidade Federal de Santa Catarina, cujo objetivo principal é dialogar
sobre a relevância da música como fonte de informação na educação fundamental das escolas
municipais de Florianópolis. Encarar a música como fonte de informação e, como tal, defendese
a sua inserção e permanência nas escolas como um recurso de informação organizado e
disponibilizado pelas bibliotecas escolares para professores, alunos e toda a comunidade
escolar. Além do ensino da música propriamente dito, acredita-se que a música possa aparecer
em atividades organizadas por professores de outras disciplinas, como subsídio ou fonte de
informação, além do ensino das artes. Trata-se de um artigo de cunho bibliográfico e de
pesquisa quantitativa. Concluindo que a inserção desse tema no campo da educação representa
uma conscientização das preocupações em torno das bibliotecas escolares, dos espaços
jurídicos escolares e das forças que favorecem uma educação de qualidade. A relevância da
música na sala de aula tem se mostrado capaz de promover um desenvolvimento sem
precedentes nas crianças, possibilitando um leque de opções de atividades adequadas a cada
faixa etária. |