Abstract:
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Atualmente, constata-se que as crianças estão se afastando do contato com a natureza e com os espaços públicos das cidades, seja pela crescente urbanização, pela sensação de insegurança, pela falta de espaços livres nas cidades ou mesmo pela mudança de hábitos, brincadeiras e rotinas. O fato é que as crianças, principalmente aquelas que vivem em contexto urbano, estão perdendo o direito de se apropriar do espaço público como lazer e, consequentemente, o brincar acontece em locais fechados. Pensando nesse contexto, as escolas são um bom ponto de partida para se buscar a recuperação do lugar da criança nas cidades, pois a integração da escola com a comunidade e a inserção dos pátios escolares na rede de espaços públicos e verdes da cidade podem ser formas de quebrar as barreiras existentes entre as instituições de ensino e o meio urbano em suas diferentes escalas. Desta forma, este trabalho refere-se à proposta de um Núcleo de Educação Infantil Municipal (NEIM) no Morro do Quilombo, na cidade de Florianópolis-SC, que visa priorizar a relação das crianças com os espaços livres de edificação — naturais ou da cidade. Tem como premissa a utilização dos pátios como um meio de reconectar as crianças ao meio ambiente e às brincadeiras ao ar livre, fornecendo a possibilidade de aprendizado e socialização. |