Estudo de rotas de fuga na cidade de Itabira-Mg em decorrência do risco de rompimento de barragem

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Estudo de rotas de fuga na cidade de Itabira-Mg em decorrência do risco de rompimento de barragem

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Title: Estudo de rotas de fuga na cidade de Itabira-Mg em decorrência do risco de rompimento de barragem
Author: Zabala, Hector Ausberto
Abstract: Acidentes/desastres recentes envolvendo rompimento de barragens de rejeitos de minérios tem causado grandes impactos econômicos, ambientais e sociais no Brasil. A ruptura desse tipo de estrutura é rara, porém, dependendo de sua localização e da ocupação do solo à jusante, seu dano potencial associado faz com que seja necessário o estudo referente às zonas inundáveis em consequência do seu rompimento hipotético, para auxiliar no planejamento e na prevenção destas áreas daqui em diante denominadas de Zonas de Auto Salvamento (ZAS). O presente trabalho tem como objetivo o estudo e reconhecimento das zonas de resgate mais populosas e com risco a inundação de lama de rejeitos decorrentes da ruptura hipotética de Barragens localizadas na cidade de Itabira, no estado de Minas Gerais, assim como, o estudo de implantação de rotas de fuga nessas zonas. É realizado a identificação e o reconhecimento de barragens em níveis de emergência, é realizado um estudo minucioso, dos Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração. Após a identificação das zonas mais populosas e vulneráveis, é realizada uma analise das rotas de fuga e das placas de sinalização dispostas na região, para depois apresentar uma alternativa de sinalização, onde se destacam sinalizações do tipo horizontal, vertical e conceitos de Wayfinding.Recent accidents/disasters involving the rupture of ore tailings dams have caused major economic, environmental and social impacts in Brazil. The rupture of this type of structure is rare, however, depending on its location and the occupation of the soil downstream, its associated potential damage makes it necessary to study the floodable areas as a result of their hypothetical rupture, to assist in the planning and in the prevention of these areas hereinafter called self-rescue zones. The present work aims at the study and recognition of the most populated rescue zones and at risk of the flooding of tailings mud resulting from the hypothetical rupture of dams located in the city of Itabira, in the state of Minas Gerais, as well as the implementation study of escape routes in these areas. The identification and recognition of dams at emergency levels is carried out, a detailed study of the Emergency Action Plans for Mining Dams is carried out. After identifying the most populated and vulnerable areas, an analysis is carried out of the escape routes and the signposts arranged in the region, to then present an alternative signage, where horizontal and vertical signs and Wayfinding concepts stand out.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro Tecnológico de Joinville. Engenharia Civil de Infraestrutura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232901
Date: 2022-03-18


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