Abstract:
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O presente trabalho, iniciado no contexto de pandemia do COVID-19, visa analisar
concepções sobre corpo e tecnologia presente em documentos pedagógicos da Educação
Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Para tal, foram analisados os
documentos curriculares pedagógicos do município publicados entre 2015 e 2021 por meio
da análise de discurso. Os resultados foram organizados e discutidos em quatro categorias:
(1) movimento como deslocamento, que olha para a redução do movimento e seu sentido
pedagógico; (2) binômio cuidar-educar, pautado na relação entrar cuidar e educar e a
autonomia corporal; (3) tecnologia como ferramenta pedagógica/avaliativa, que visa
debater o redução das tecnologias a meras ferramentas; e (4) desconexão temporal, que
questiona as tecnologias que aparecem nos documentos e pauta a atualização e historicização
dos mesmos. Como principais resultados observamos que, as análises revelam limites dos
documentos curriculares e necessidade de avançar sobre as concepções de corpo e tecnologia
na Educação Física no contexto da Educação Infantil, de modo específico, e, de modo mais
amplo, na educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. |