Corpo e tecnologia na Educação Infantil: uma leitura dos documentos pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Corpo e tecnologia na Educação Infantil: uma leitura dos documentos pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis

Mostrar registro completo

Título: Corpo e tecnologia na Educação Infantil: uma leitura dos documentos pedagógicos da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis
Autor: Freire, Emilio Ben Barreto
Resumo: O presente trabalho, iniciado no contexto de pandemia do COVID-19, visa analisar concepções sobre corpo e tecnologia presente em documentos pedagógicos da Educação Infantil na Rede Municipal de Ensino de Florianópolis. Para tal, foram analisados os documentos curriculares pedagógicos do município publicados entre 2015 e 2021 por meio da análise de discurso. Os resultados foram organizados e discutidos em quatro categorias: (1) movimento como deslocamento, que olha para a redução do movimento e seu sentido pedagógico; (2) binômio cuidar-educar, pautado na relação entrar cuidar e educar e a autonomia corporal; (3) tecnologia como ferramenta pedagógica/avaliativa, que visa debater o redução das tecnologias a meras ferramentas; e (4) desconexão temporal, que questiona as tecnologias que aparecem nos documentos e pauta a atualização e historicização dos mesmos. Como principais resultados observamos que, as análises revelam limites dos documentos curriculares e necessidade de avançar sobre as concepções de corpo e tecnologia na Educação Física no contexto da Educação Infantil, de modo específico, e, de modo mais amplo, na educação infantil da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis.
Descrição: TCC (Graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Desportos. Educação Física Licenciatura.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/232402
Data: 2022-03-03


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCC_Emilio_PDF assinado.docx.pdf 380.4Kb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar