dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Alencar, Alexandra Eliza Vieira |
|
dc.contributor.author |
Tanhote, Sandra |
|
dc.date.accessioned |
2021-12-14T11:05:10Z |
|
dc.date.available |
2021-12-14T11:05:10Z |
|
dc.date.issued |
2021-09-28 |
|
dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230419 |
|
dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This Bachelor's Degree Thesis consists of analyzing the approach to racial issues in the
textbook "Sociologia Hoje" in its 2018 edition, seeking to assess whether this work makes a
contribution to the construction of an anti-racist education, as provided for by Federal Law
No. 10.639/03. The methodological strategy of the study is based on a research of
ethnographic analysis of the book, considering what the material contemplates, considering it
as being, at the same time, the field and the interlocutor. The theoretical reflections were
made from authors such as Ana Celia da Silva (2005), Jerry Dávila (2006), Margarete da
Rosa Vieira (2009), Nilma Lino Gomes (2017), Walace Ferreira and Guilherme Nogueira de
Sousa (2019) and others. Thus, by understanding that our society is structured under a racist
bias, this work's premise is to look at the imagery and textual discourses present in the
textbook in relation to the notions of race and racism, as well as their implications for the
formation of racial identities and relations. Thus, it is intended to promote in the Licentiate
Course of the Social Sciences Course of the Center for Philosophy and Human Sciences of
the Federal University of Santa Catarina (CFH/UFSC), the important discussion on the
contents of Federal Law No. 10.639/03 in the books and their alignment in the fight against
racism. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
O presente Trabalho de Conclusão de Licenciatura consiste em analisar, a abordagem da
temática racial no livro didático “Sociologia Hoje” em sua edição 2018, buscando avaliar se a
presente obra traz uma contribuição para a construção de uma educação antirracista, como
previsto pela Lei Federal nº 10.639/03. A estratégia metodológica do estudo pauta-se em uma
pesquisa de análise etnográfica do livro, tendo em vista o que o material contempla
considerando-o como sendo, ao mesmo tempo, o campo e o interlocutor. As reflexões teóricas
foram feitas a partir de autores como Ana Celia da Silva (2005), Jerry Dávila (2006),
Margarete da Rosa Vieira (2009), Nilma Lino Gomes (2017), Walace Ferreira e Guilherme
Nogueira de Sousa (2019) e outros. Assim ao compreender que a nossa sociedade é
estruturada sob um viés racista, é premissa deste trabalho olhar os discursos imagéticos e
textuais presentes no livro didático em relação às noções de raça e racismo, bem como suas
implicações para a formação das identidades e relações raciais. Desta forma, pretende-se
fomentar no Curso de Licenciatura do Curso de Ciências Sociais do Centro de Filosofia e
Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), a importante
discussão sobre os conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 nos livros didáticos e o seu
alinhamento no combate ao racismo. |
pt_BR |
dc.format.extent |
94 |
pt_BR |
dc.language.iso |
pt_BR |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
|
dc.subject |
PNLD |
pt_BR |
dc.subject |
Livro didático de Sociologia |
pt_BR |
dc.subject |
Lei Federal nº 10.639/03 |
pt_BR |
dc.title |
Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018 |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |