Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018

DSpace Repository

A- A A+

Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018

Show simple item record

dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina pt_BR
dc.contributor.advisor Alencar, Alexandra Eliza Vieira
dc.contributor.author Tanhote, Sandra
dc.date.accessioned 2021-12-14T11:05:10Z
dc.date.available 2021-12-14T11:05:10Z
dc.date.issued 2021-09-28
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230419
dc.description TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais. pt_BR
dc.description.abstract This Bachelor's Degree Thesis consists of analyzing the approach to racial issues in the textbook "Sociologia Hoje" in its 2018 edition, seeking to assess whether this work makes a contribution to the construction of an anti-racist education, as provided for by Federal Law No. 10.639/03. The methodological strategy of the study is based on a research of ethnographic analysis of the book, considering what the material contemplates, considering it as being, at the same time, the field and the interlocutor. The theoretical reflections were made from authors such as Ana Celia da Silva (2005), Jerry Dávila (2006), Margarete da Rosa Vieira (2009), Nilma Lino Gomes (2017), Walace Ferreira and Guilherme Nogueira de Sousa (2019) and others. Thus, by understanding that our society is structured under a racist bias, this work's premise is to look at the imagery and textual discourses present in the textbook in relation to the notions of race and racism, as well as their implications for the formation of racial identities and relations. Thus, it is intended to promote in the Licentiate Course of the Social Sciences Course of the Center for Philosophy and Human Sciences of the Federal University of Santa Catarina (CFH/UFSC), the important discussion on the contents of Federal Law No. 10.639/03 in the books and their alignment in the fight against racism. pt_BR
dc.description.abstract O presente Trabalho de Conclusão de Licenciatura consiste em analisar, a abordagem da temática racial no livro didático “Sociologia Hoje” em sua edição 2018, buscando avaliar se a presente obra traz uma contribuição para a construção de uma educação antirracista, como previsto pela Lei Federal nº 10.639/03. A estratégia metodológica do estudo pauta-se em uma pesquisa de análise etnográfica do livro, tendo em vista o que o material contempla considerando-o como sendo, ao mesmo tempo, o campo e o interlocutor. As reflexões teóricas foram feitas a partir de autores como Ana Celia da Silva (2005), Jerry Dávila (2006), Margarete da Rosa Vieira (2009), Nilma Lino Gomes (2017), Walace Ferreira e Guilherme Nogueira de Sousa (2019) e outros. Assim ao compreender que a nossa sociedade é estruturada sob um viés racista, é premissa deste trabalho olhar os discursos imagéticos e textuais presentes no livro didático em relação às noções de raça e racismo, bem como suas implicações para a formação das identidades e relações raciais. Desta forma, pretende-se fomentar no Curso de Licenciatura do Curso de Ciências Sociais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), a importante discussão sobre os conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 nos livros didáticos e o seu alinhamento no combate ao racismo. pt_BR
dc.format.extent 94 pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Florianópolis, SC pt_BR
dc.rights Open Access
dc.subject PNLD pt_BR
dc.subject Livro didático de Sociologia pt_BR
dc.subject Lei Federal nº 10.639/03 pt_BR
dc.title Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018 pt_BR
dc.type TCCgrad pt_BR


Files in this item

Files Size Format View
TCL_Sandra_Tanhote.pdf 1.456Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar