Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018

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Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018

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Title: Livro Didático sob olhar antirracista: Uma análise da abordagem dos conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 no livro “Sociologia Hoje” edição de 2018
Author: Tanhote, Sandra
Abstract: This Bachelor's Degree Thesis consists of analyzing the approach to racial issues in the textbook "Sociologia Hoje" in its 2018 edition, seeking to assess whether this work makes a contribution to the construction of an anti-racist education, as provided for by Federal Law No. 10.639/03. The methodological strategy of the study is based on a research of ethnographic analysis of the book, considering what the material contemplates, considering it as being, at the same time, the field and the interlocutor. The theoretical reflections were made from authors such as Ana Celia da Silva (2005), Jerry Dávila (2006), Margarete da Rosa Vieira (2009), Nilma Lino Gomes (2017), Walace Ferreira and Guilherme Nogueira de Sousa (2019) and others. Thus, by understanding that our society is structured under a racist bias, this work's premise is to look at the imagery and textual discourses present in the textbook in relation to the notions of race and racism, as well as their implications for the formation of racial identities and relations. Thus, it is intended to promote in the Licentiate Course of the Social Sciences Course of the Center for Philosophy and Human Sciences of the Federal University of Santa Catarina (CFH/UFSC), the important discussion on the contents of Federal Law No. 10.639/03 in the books and their alignment in the fight against racism.O presente Trabalho de Conclusão de Licenciatura consiste em analisar, a abordagem da temática racial no livro didático “Sociologia Hoje” em sua edição 2018, buscando avaliar se a presente obra traz uma contribuição para a construção de uma educação antirracista, como previsto pela Lei Federal nº 10.639/03. A estratégia metodológica do estudo pauta-se em uma pesquisa de análise etnográfica do livro, tendo em vista o que o material contempla considerando-o como sendo, ao mesmo tempo, o campo e o interlocutor. As reflexões teóricas foram feitas a partir de autores como Ana Celia da Silva (2005), Jerry Dávila (2006), Margarete da Rosa Vieira (2009), Nilma Lino Gomes (2017), Walace Ferreira e Guilherme Nogueira de Sousa (2019) e outros. Assim ao compreender que a nossa sociedade é estruturada sob um viés racista, é premissa deste trabalho olhar os discursos imagéticos e textuais presentes no livro didático em relação às noções de raça e racismo, bem como suas implicações para a formação das identidades e relações raciais. Desta forma, pretende-se fomentar no Curso de Licenciatura do Curso de Ciências Sociais do Centro de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Santa Catarina (CFH/UFSC), a importante discussão sobre os conteúdos da Lei Federal nº 10.639/03 nos livros didáticos e o seu alinhamento no combate ao racismo.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230419
Date: 2021-09-28


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