As revistas pedagógicas paulistas e as orientações para o ensino de aritmética nos primeiros anos escolares: um estudo quali-quantitativo - (São Paulo, 1890-1920)

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

As revistas pedagógicas paulistas e as orientações para o ensino de aritmética nos primeiros anos escolares: um estudo quali-quantitativo - (São Paulo, 1890-1920)

Mostrar registro completo

Título: As revistas pedagógicas paulistas e as orientações para o ensino de aritmética nos primeiros anos escolares: um estudo quali-quantitativo - (São Paulo, 1890-1920)
Autor: Gomes, Victor Hugo de Lemos
Resumo: Objetivo: Investigar nas Revistas Pedagógicas Paulistas quais as orientações pedagógicas para o professor de matemática do ensino primário no período compreendido entre 1890 a 1920. Metodologia: como metodologia da pesquisa utilizou-se a análise de conteúdo, dividiu-se o trabalho em quatro etapas: pré-análise; codificação e categorização; processamento da informação; e inferência. Foram utilizados na pesquisa 33 artigos de aritmética publicados entre o período de 1890-1920. Os artigos foram tratados com processamento digital de imagens e analisados por meio de cálculos estatísticos oriundos de software denominado IRAMUTEQ para posterior análise, como: Classificação Hierárquica Descendente, Análise de Similitude e Nuvem de Palavras. Resultados: A partir das análises quantitativas, as inferências qualitativas permitiram caracterizar as orientações para os professores que ensinam aritmética nos anos inicias, elaborando uma espécie de “anatomia das aulas”. Nesta anatomia das aulas, ficam explícitos elementos como: campo disciplinar, métodos de ensino, ações do professor, etapas do ensino, exemplos e exercícios. Além do mais, pudemos identificar revistas e autores mais citados no período analisado.
Descrição: Gomes, Victor Hugo de Lemos. As revistas pedagógicas paulistas e as orientações para o ensino de aritmética nos primeiros anos escolares: um estudo quali-quantitativo (São Paulo, 1890 – 1920) / Victor Hugo de Lemos Gomes. Guarulhos, 2020. 56 f. Dissertação (Mestrado) – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Orientação: Wagner Rodrigues Valente. 1. Professor de matemática. 2. Revistas Pedagógicas. 3. História da educação matemática. I. Wagner Rodrigues Valente. II. As revistas pedagógicas paulistas e as orientações para o ensino de aritmética nos primeiros anos escolares: um estudo quali-quantitativo (São Paulo, 1890 – 1920).
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230310
Data: 2020


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
v2 - DISSERTAÇ ... OR HUGO DE LEMOS GOMES.pdf 1.878Mb PDF Visualizar/Abrir Dissertação Victor

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar