ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO PARA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO NORTE DO PIAUÍ

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ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO PARA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO NORTE DO PIAUÍ

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Title: ESTRATÉGIAS DIDÁTICAS COMO INSTRUMENTO PARA INOVAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DO ENSINO: ESTUDO DE CASO EM UMA INSTITUIÇÃO DE ENSINO SUPERIOR NO NORTE DO PIAUÍ
Author: CARVALHO, ALINE KÁREM SANTOS; BRITO E SILVA, ANNE HERACLÉIA DE; ROCHA, RONIELLE MEDEIROS; BECKER, KALINCA LÉIA
Abstract: Nos cursos da área de gestão e negócios diversas técnicas de metodologias ativas têm como objetivos trabalhar questões da realidade, solucionando problemas do dia a dia das organizações. O estudo apresenta como objetivo discutir acerca da utilização de práticas pedagógicas pautadas em técnicas de metodologias ativas pelos docentes do curso de Ciências contábeis de uma Instituição de Ensino Superior no Norte do Piauí. Tratou-se de uma pesquisa aplicada, quantitativa e descritiva, quanto aos objetivos técnicos como pesquisa documental realizada através do fornecimento de dados pela coordenação do curso de Ciências Contábeis da Instituição pesquisada. Através da análise dos dados identificou-se que as técnicas mais abordadas na prática de ensino são: estudo de caso, debate e aprendizagem baseada em jogos. Constatou-se o aumento considerável de Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação- TDIC’s no período da pandemia de Covid-19, assim como a baixa utilização de TDIC’s nos semestres 2019.1 e 2019.2. Diante de um cenário onde surgem constantemente novas técnicas de métodos ativos de aprendizagem e levando em consideração a própria evolução da educação em um contexto pós-pandemia do Covid-19, ressalta-se um duplo desafio enfrentado pelos docentes e pela Instituição em busca da inovação e do desenvolvimento da Educação Superior.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/230274
Date: 2021-11-25


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