CERES –Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade: um projeto que promove a educação ambiental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

CERES –Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade: um projeto que promove a educação ambiental

Mostrar registro simples

dc.contributor.author Baptista, Daniela Tatsch
dc.contributor.author Sattler, Miguel Aloysio
dc.contributor.author Silva, Alline Gomes Lamenha e
dc.contributor.author Souza, Guilherme Almeida
dc.contributor.author Stein, Márcia de Morais
dc.date.accessioned 2021-10-15T22:16:09Z
dc.date.available 2021-10-15T22:16:09Z
dc.date.issued 2020-05
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229406
dc.description.abstract Ao questionarmos as convencionais tecnologias de construção civil e infraestrutura, presentes nas cidades brasileiras, que contribuem consideravelmente com a geração dos impactos ambientais do planeta, descobrimos uma diversidade de possibilidades alternativas que podem suprir as demandas humanas, preservando os recursos naturais de modo significativo. Este artigo apresenta uma proposta sistêmica para o projeto de uma edificação, sua infraestrutura e seu entorno, de modo a propor diferentes técnicas, sistemas e materiais na busca por soluções inovadoras de baixo custo e impacto ambiental. Como resultado deste processo, é esperado que o local construído possa disseminar as informações praticadas nas fases de projeto, implementação e manutenção, a fim de promover educação ambiental e a regeneração do ecossistema local. O CERES objetiva a valorização do meio natural e a popularização de meios de construção e demais pontos abrangidos por um lugar para habitar, através de conceitos permaculturais e sustentáveis, que podem ser conhecidos na prática, através da visitação de pessoas e pela contínua experimentação. pt_BR
dc.description.abstract When we question the conventional technologies of civil construction and infrastructure, present in Brazilian cities, which contribute considerably to the generation of environmental impacts on the planet, we discover a diversity of alternative possibilities that can supply human demands, preserving natural resources in a significant way. This article presents a systemic proposal for the design of a building, its infrastructure and its surroundings, in order to propose different techniques, systems and materials in the search for innovative solutions of low cost and environmental impact. As a result of this process, it is expected that the built site will be able to disseminate the information practiced in the design, implementation and maintenance phases, in order to promote environmental education and the regeneration of the local ecosystem. CERES aims at valuing the natural environment and popularizing construction means, besides other topics found in a place to live, through permacultural and sustainable concepts, which can be known in practice, by visitors and the continuing experimentation. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Arquitetura Sustentável pt_BR
dc.subject Bioclimática pt_BR
dc.subject Educação Ambiental pt_BR
dc.subject Tratamento de Efluentes pt_BR
dc.title CERES –Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade: um projeto que promove a educação ambiental pt_BR
dc.title.alternative CERES –Center for Regenerative and Sustainable Studies: a project that promotes environmental education pt_BR
dc.type Article pt_BR


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
ENSUS_2020_paper_123.pdf 1.972Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo ENSUS 2020

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • ENSUS 2020 - VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto [148]
    O VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2020, foi realizado de 12 a 14 de Maio de 2020, na Universidade do Sul de Santa Catarina. O ENSUS reúne professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design. Em 2020 ocorreu a 8ª edição do encontro na UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, apresentando uma diversificada programação que envolve renomados palestrantes, mesas-redondas, apresentação de artigos e apresentações de pôsteres. Exclusivamente nesta edição, em função da pandemia COVID-19, o evento foi realizado online.

Mostrar registro simples

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar