CERES –Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade: um projeto que promove a educação ambiental

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

CERES –Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade: um projeto que promove a educação ambiental

Mostrar registro completo

Título: CERES –Centro de Estudos Regenerativos e Sustentabilidade: um projeto que promove a educação ambiental
Autor: Baptista, Daniela Tatsch; Sattler, Miguel Aloysio; Silva, Alline Gomes Lamenha e; Souza, Guilherme Almeida; Stein, Márcia de Morais
Resumo: Ao questionarmos as convencionais tecnologias de construção civil e infraestrutura, presentes nas cidades brasileiras, que contribuem consideravelmente com a geração dos impactos ambientais do planeta, descobrimos uma diversidade de possibilidades alternativas que podem suprir as demandas humanas, preservando os recursos naturais de modo significativo. Este artigo apresenta uma proposta sistêmica para o projeto de uma edificação, sua infraestrutura e seu entorno, de modo a propor diferentes técnicas, sistemas e materiais na busca por soluções inovadoras de baixo custo e impacto ambiental. Como resultado deste processo, é esperado que o local construído possa disseminar as informações praticadas nas fases de projeto, implementação e manutenção, a fim de promover educação ambiental e a regeneração do ecossistema local. O CERES objetiva a valorização do meio natural e a popularização de meios de construção e demais pontos abrangidos por um lugar para habitar, através de conceitos permaculturais e sustentáveis, que podem ser conhecidos na prática, através da visitação de pessoas e pela contínua experimentação.When we question the conventional technologies of civil construction and infrastructure, present in Brazilian cities, which contribute considerably to the generation of environmental impacts on the planet, we discover a diversity of alternative possibilities that can supply human demands, preserving natural resources in a significant way. This article presents a systemic proposal for the design of a building, its infrastructure and its surroundings, in order to propose different techniques, systems and materials in the search for innovative solutions of low cost and environmental impact. As a result of this process, it is expected that the built site will be able to disseminate the information practiced in the design, implementation and maintenance phases, in order to promote environmental education and the regeneration of the local ecosystem. CERES aims at valuing the natural environment and popularizing construction means, besides other topics found in a place to live, through permacultural and sustainable concepts, which can be known in practice, by visitors and the continuing experimentation.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229406
Data: 2020-05


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização Descrição
ENSUS_2020_paper_123.pdf 1.972Mb PDF Visualizar/Abrir Artigo ENSUS 2020

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • ENSUS 2020 - VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto [148]
    O VIII Encontro de Sustentabilidade em Projeto – ENSUS 2020, foi realizado de 12 a 14 de Maio de 2020, na Universidade do Sul de Santa Catarina. O ENSUS reúne professores, técnicos, alunos e comunidade que buscam pela sustentabilidade integrada aos projetos e ao desenvolvimento de novos produtos, nas áreas de Arquitetura, Engenharia e Design. Em 2020 ocorreu a 8ª edição do encontro na UNISUL – UNIVERSIDADE DO SUL DE SANTA CATARINA, apresentando uma diversificada programação que envolve renomados palestrantes, mesas-redondas, apresentação de artigos e apresentações de pôsteres. Exclusivamente nesta edição, em função da pandemia COVID-19, o evento foi realizado online.

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar