Entre estratégias e astúcias: o novo ethos nas práticas midiáticas do projeto "Classes Culturais Digitais"

DSpace Repository

A- A A+

Entre estratégias e astúcias: o novo ethos nas práticas midiáticas do projeto "Classes Culturais Digitais"

Show full item record

Title: Entre estratégias e astúcias: o novo ethos nas práticas midiáticas do projeto "Classes Culturais Digitais"
Author: Martins, Mariana Roncale
Abstract: O objetivo geral desta tese foi o de investigar se as práticas juvenis, culturais e midiáticas, em um contexto estruturado e articulado politicamente para potencializar o uso das mídias na escola, apontam para o desenvolvimento de um novo ethos. O objetivo surgiu de questionamentos e problemas identificados no cenário contemporâneo tendo como bases teórico-metodológicas a Pedagogia dos Multiletramentos e a Sociologia do Cotidiano, que levantam reflexões sobre a realização de práticas em cenários complexos e multimodais. Para analisar tais práticas culturais, tomou-se como fundamento as discussões da Sociologia do Cotidiano na concepção de Michel de Certeau (1998). A perspectiva foi exploratória, descritiva e explicativa, de abordagem qualitativa, tendo a análise dos dados uma natureza qualitativa. O espaço-lugar da pesquisa foi o projeto das Classes Culturais Digitais, que trabalhou com 59 turmas na metrópole de Lyon, França. Foi escolhida para estudo a temática On tourne! (Estamos gravando), que consiste na produção de um audiovisual por dez escolas públicas. Durante dez meses, a pesquisa acompanhou majoritariamente uma classe com 27 alunos, na faixa etária entre 13 e 15 anos da escola Jean Monnet. Os instrumentos para a construção dos dados, com professores e estudantes, foram questionários, observação participante (com registros em áudio, vídeo, foto e notas em caderno), acompanhamento e análise da Plataforma digital, reflexão em grupo e entrevistas semiestruturadas. Dentre os resultados, as práticas realizadas nas Classes Culturais Digitais revelaram que os elementos constituintes do novo ethos se exprimem em projetos colaborativos e são compostos da união de práticas sociais, culturais e midiáticas, que por vezes são inovadoras, tradicionais, dinâmicas, complexas e que se intercalam e entrepõemse entre si. A produção audiovisual pela perspectiva da Pedagogia dos Multiletramentos contribuiu para a potencialização do uso crítico das mídias, pois proporcionou o desenvolvimento de práticas enriquecedoras, sejam elas táticas ou estratégicas, preparando os alunos para situações cotidianas fora do espaço escolar também, em que precisam lidar com diferentes ideias e encontrar soluções para os desafios encontrados no caminho. Os elementos estruturais de um projeto de produção colaborativa, tal como o que foi estudado, influenciam e condicionam as práticas vivenciadas, ao mesmo tempo em que estimulam as subversões dessas culturas estabelecidas com o surgimento de práticas astuciosas e estratégias criativas. Por fim, verificou-se a configuração do novo ethos nas mudanças de mentalidades, de linguagens, de uma cultura midiática inserida na cultura dos indivíduos em que os elementos de um mundo mais dinâmico e mais compartilhado se integram no cotidiano e nos hábitos da sociedade.Abstract: The main purpose of this thesis was to investigate whether cultural and media youth practices, in a structured context that is politically articulated to enhance the use of media in schools, point to the development of a new ethos. This objective arose from the issues and problems identified in the contemporary scenario and had as theoretical and methodological grounds the pedagogy of multiliteracy and the sociology of everyday life, which raise reflections on the realization of practices in complex and multimodal settings. To analyze such cultural practices, this study drew on the sociology of everyday life as conceived by Michel De Certeau (1998). The methodology adopted was exploratory, descriptive and explanatory, and data analysis was qualitative in nature. The space-locus of research was the project \"Digital Cultural Classes\", which encompassed work with 59 classes in the metropolis of Lyon, France. The theme \"On tourne!\" (\"We are recording!\") was chosen for study and consisted in having ten public schools produce an audiovisual piece. For ten months the study mostly followed a class of 27 students aged between 13 and 15 at Jean Monnet school. The instruments for data construction with teachers and students were questionnaires, participant observation (using audio, video, photo and notebook records), monitoring and analysis of the digital platform used, group discussion and semi-structured interviews. Among the results obtained, the practices carried out within the Digital Cultural Classes revealed that the constituent elements of this new ethos are expressed in collaborative projects and combine social, cultural and media practices, which may be innovative, traditional, dynamic, complex and interspersed with each other. Audiovisual production from the perspective of multiliteracy pedagogy contributed to fostering a critical use of media by providing enriching tactical or strategic practices which also prepared the student for everyday situations outside the school, situations in which they will have to deal with different ideas and find solutions to the challenges encountered along the way. The structural elements of a collaborative production project such as the one conducted here influence and condition the practices experienced, while simultaneously stimulating the subversion of established cultures by promoting shrewd and creative strategies. Finally, the configuration of a new ethos was seen in changes of mentality, of languages, of a media culture that is inserted in the culture of individuals and in which the elements of a more dynamic and shared world are integrated into the daily life and habits of society.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229314
Date: 2021


Files in this item

Files Size Format View
PEED1580-T.pdf 11.72Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar