Abstract:
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É necessário compreender as implicações dos sujeitos no
ambiente escolar e promover espaços que aproximem elementos da estrutura e organização
das escolas e das intenções e projetos dos sujeitos e grupos que nelas atuam.
Tal movimento pode ser pensado de maneira a produzir formas de democratização das
relações de ensino e aprendizagem, na medida em que se dispõe de elementos para dinamizar
as relações, de forma a que seja possível pensar e agir sobre a complexidade da instituição
escolar na vida social. Compreendemos, portanto, a educação de modo ampliado, para além
da educação formal produzida nas instituições de ensino escolares ou de ensino técnico e
superior. Compreendemos a aprendizagem como um processo relacional e não isolado,
mediado pela linguagem, por docentes e discentes, territórios e múltiplos saberes.
Reconhecemos que as instituições de ensino são múltiplas e marcadas por problemáticas
sociais, econômicas, étnico-raciais, de gênero e sexualidade - problemáticas estruturais no
Brasil e que se repetem cotidianamente no contexto acadêmico ou escolar. |