Formação continuada: Psicologia Escolar e Educacional na Contemporaneidade

DSpace Repository

A- A A+

Formação continuada: Psicologia Escolar e Educacional na Contemporaneidade

Show full item record

Title: Formação continuada: Psicologia Escolar e Educacional na Contemporaneidade
Author: Groff, Apoliana Regina; Moraes, Marta Corrêa; Rosa, Rogério Machado
Abstract: É necessário compreender as implicações dos sujeitos no ambiente escolar e promover espaços que aproximem elementos da estrutura e organização das escolas e das intenções e projetos dos sujeitos e grupos que nelas atuam. Tal movimento pode ser pensado de maneira a produzir formas de democratização das relações de ensino e aprendizagem, na medida em que se dispõe de elementos para dinamizar as relações, de forma a que seja possível pensar e agir sobre a complexidade da instituição escolar na vida social. Compreendemos, portanto, a educação de modo ampliado, para além da educação formal produzida nas instituições de ensino escolares ou de ensino técnico e superior. Compreendemos a aprendizagem como um processo relacional e não isolado, mediado pela linguagem, por docentes e discentes, territórios e múltiplos saberes. Reconhecemos que as instituições de ensino são múltiplas e marcadas por problemáticas sociais, econômicas, étnico-raciais, de gênero e sexualidade - problemáticas estruturais no Brasil e que se repetem cotidianamente no contexto acadêmico ou escolar.
Description: Caderno pedagógico
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229002
Date: 2021-09-22


Files in this item

Files Size Format View Description
Psicologia Esco ... ontemporaneidade final.pdf 2.509Mb PDF View/Open Livro completo

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Browse

My Account

Statistics

Compartilhar