Formação continuada: Psicologia Escolar e Educacional na Contemporaneidade
Show full item record
Title:
|
Formação continuada: Psicologia Escolar e Educacional na Contemporaneidade |
Author:
|
Groff, Apoliana Regina; Moraes, Marta Corrêa; Rosa, Rogério Machado
|
Abstract:
|
É necessário compreender as implicações dos sujeitos no
ambiente escolar e promover espaços que aproximem elementos da estrutura e organização
das escolas e das intenções e projetos dos sujeitos e grupos que nelas atuam.
Tal movimento pode ser pensado de maneira a produzir formas de democratização das
relações de ensino e aprendizagem, na medida em que se dispõe de elementos para dinamizar
as relações, de forma a que seja possível pensar e agir sobre a complexidade da instituição
escolar na vida social. Compreendemos, portanto, a educação de modo ampliado, para além
da educação formal produzida nas instituições de ensino escolares ou de ensino técnico e
superior. Compreendemos a aprendizagem como um processo relacional e não isolado,
mediado pela linguagem, por docentes e discentes, territórios e múltiplos saberes.
Reconhecemos que as instituições de ensino são múltiplas e marcadas por problemáticas
sociais, econômicas, étnico-raciais, de gênero e sexualidade - problemáticas estruturais no
Brasil e que se repetem cotidianamente no contexto acadêmico ou escolar. |
Description:
|
Caderno pedagógico |
URI:
|
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/229002
|
Date:
|
2021-09-22 |
Files in this item
This item appears in the following Collection(s)
Show full item record
Search DSpace
Browse
-
All of DSpace
-
This Collection
My Account
Statistics
Compartilhar