Um estudo da contribuição de livros didáticos de Matemática no processo de disciplinarização da Matemática escolar do Colégio – 1943 a 1961

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Um estudo da contribuição de livros didáticos de Matemática no processo de disciplinarização da Matemática escolar do Colégio – 1943 a 1961

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Título: Um estudo da contribuição de livros didáticos de Matemática no processo de disciplinarização da Matemática escolar do Colégio – 1943 a 1961
Autor: Ribeiro, Denise Franco Capello
Resumo: Esta pesquisa tem como objetivo o estudo da trajetória histórica da constituição da disciplina escolar Matemática para o Curso Colegial, na Reforma Gustavo Capanema, período em que houve a reorganização dos ensinos de Matemática para este nível de ensino e o surgimento da coleção de livros didáticos de Matemática intitulada Matemática 2o Ciclo, para a 1a, 2a e 3a séries, editados para atender aos novos programas de Matemática desses cursos, dos autores Euclides Roxo, Roberto Peixoto, Haroldo Lisbôa da Cunha e Cesar Dacorso Netto, também conhecida como a Coleção dos 4 autores. Esta coleção parametrizou a organização de outros livros didáticos de Matemática contribuindo para padronização dos ensinos e constituição da disciplina escolar Matemática. Esta investigação utiliza principalmente os aportes teóricos de André Chervel, Alain Choppin e Roger Chartier, a legislação pertinente a esta Reforma e livros didáticos de Matemática editados para os Cursos Colegiais, cujos autores foram consultados por alunos dos Cursos Colegiais (Clássico e Científico), na biblioteca escolar da atual Escola Estadual São Paulo, no período compreendido entre 1943 a 1961, como principais fontes de pesquisa. A questão norteadora desta investigação é: Como os livros didáticos de Matemática pertencentes à coleção intitulada Matemática 2o Ciclo, de Euclides Roxo, Roberto Peixoto, Haroldo Lisbôa da Cunha e Cesar Dacorso Netto, também conhecida como a Coleção dos 4 autores, escrita para os Cursos Colegiais, em tempos da Reforma Capanema, contribuíram para a constituição da disciplina escolar Matemática, para este nível de ensino? Esta pesquisa busca dar uma contribuição à História da Matemática Escolar e à Educação Matemática no Brasil.
Descrição: Tese apresentada à Banca Examinadora da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, como exigência parcial para obtenção do título de Doutor em Educação Matemática na área de concentração em História, Epistemologia e Didática da Matemática sob a orientação da Professora Doutora Célia Maria Carolino Pires.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227949
Data: 2011


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