Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)

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Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930)

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dc.contributor.advisor Valente, Wagner Rodrigues
dc.contributor.author Rezende, Alan Marcos Silva de
dc.date.accessioned 2021-09-01T02:15:13Z
dc.date.available 2021-09-01T02:15:13Z
dc.date.issued 2021-05-27
dc.identifier.citation REZENDE, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) / Alan Marcos Silva de Rezende. – 2021. 132 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas.2021 pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/227665
dc.description Rezende, Alan Marcos Silva de. Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) / Alan Marcos Silva de Rezende. – 2021. 132 f. Tese (Doutorado) – Programa de Pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Guarulhos: Universidade Federal de São Paulo. Escola de Filosofia, Letras e Humanas. Orientador: Wagner Rodrigues Valente 1. Maria Montessori. 2. Condensação de saberes. 3. Materiais Montessorianos 4. Saber profissional do professor 5. História da educação matemática pt_BR
dc.description.abstract Neste texto defende-se, a partir da perspectiva histórica, a tese que os materiais montessorianos condensam saberes, saberes profissionais do professor que ensina matemática. Para a defesa desta tese, coloca-se como questão a responder: que processos e dinâmicas estão presentes na condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática postos nos materiais montessorianos? Dessa forma, inicialmente são descritos aspectos relacionados à trajetória profissional e pessoal de Maria Montessori, de forma a aproximar o leitor de Montessori, dando ciência dos materiais e obras que essa médica e educadora produziu nas primeiras décadas do século XX, como a Pedagogia Científica (1909), Psicoaritmética (1934) e Psicogeometria (1934). Em seguida são apresentados aspectos teórico-metodológicos deste estudo a partir, principalmente, de autores como Woolgar (1991), Bachelard (1996), Vicent, Lahire & Thin (2001), Burke (2015), Baudrillard (2015), Valente (2019) e Hofstetter & Schneuwly (2017). Para isso, são discutidos elementos a partir da perspectiva histórica, da história das ciências e semiologia para apontar a hipótese de que os materiais condensam saberes. Também são postos estudos acerca da cultura material escolar e a especificidade dos materiais produzidos por Maria Montessori. Esses elementos apontam caminhos metodológicos para a defesa da tese, como a necessidade de localizar as produções e materiais de Maria Montessori em seu tempo, e análise dos processos que antecedem a produção dos saberes sistematizados por Montessori, como maneira para melhor entender a condensação de saberes profissionais do professor que ensina matemática nos materiais; são seguidos os passos dados por ela para divulgação dos saberes, dos seus materiais. Para além das orientações como formas metodológicas de trabalho pedagógico, tais iniciativas são consideradas como a incorporação de saberes nos materiais. Essa condensação, por sua vez, revela que os materiais montessorianos produzem uma nova organização para o ensino de matemática (Aritmética e Geometria). Um novo saber instala-se buscando modificar as ações, as práticas profissionais dos docentes. Uma nova postura se exige do professor, portanto. Ele deverá ser portador de um novo saber para a docência da matemática nos primeiros anos escolares. Não se trata, apenas, de uma mudança metodológica, são mobilizados saberes que não estão no campo disciplinar da matemática, traduzidos nos materiais elaborados por Maria Montessori a partir da sua vertente médico-pedagógica. Assim, num dado tempo pedagógico, os materiais montessorianos constituem-se como uma ferramenta profissional dos professores, os materiais montessorianos condensam saberes profissionais do professor que ensina matemática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.subject Maria Montessori pt_BR
dc.subject Condensação de saberes pt_BR
dc.subject Materiais montessorianos pt_BR
dc.subject Saber profissional do professor pt_BR
dc.subject História da educação matemática pt_BR
dc.title Maria Montessori e os materiais didáticos: condensando saberes profissionais da docência em matemática (1900-1930) pt_BR
dc.type Thesis pt_BR


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