Integração curricular: caminho de indução para a formação humana integral em projetos de educação integral

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Integração curricular: caminho de indução para a formação humana integral em projetos de educação integral

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dc.contributor Universidade Federal de Santa Catarina
dc.contributor.advisor Thiesen, Juares da Silva
dc.contributor.author Becker, Paula Cortinhas de Carvalho
dc.date.accessioned 2021-08-23T14:05:30Z
dc.date.available 2021-08-23T14:05:30Z
dc.identifier.other 371914
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226952
dc.description Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
dc.description.abstract A presente tese de doutorado, desenvolvida na linha Sujeitos, Processos Educativos e Docência no Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade Federal de Santa Catarina, trata de uma investigação sobre a organização curricular de projetos de educação integral. Nela, assume-se como pressuposto que a integração curricular tem potencial para ampliar perspectivas de formação humana integral em processos de escolarização. A integração, no âmbito da organização curricular, ocorre especialmente quando se redimensionam os tempos escolares, os espaços escolares, os saberes/conhecimentos escolares e a gestão curricular, consideradas categorias teóricas-metodológicas nesta pesquisa. Afirma-se, portanto, que a potencialidade de indução para a formação humana integral, no âmbito da escolarização, depende da intensidade da integração na organização curricular. No contexto da problemática, define-se como objetivo geral da pesquisa analisar potencialidades da integração curricular para a formação humana integral em projetos de educação integral, com desdobramento nos seguintes objetivos específicos: i) compreender as atuais concepções de formação humana integral, educação integral e integração curricular com base na literatura que discute as referidas temáticas; ii) explorar, nos projetos de educação integral e em seus textos de orientação curricular, o modo como são tratadas as dimensões tempos escolares, espaços escolares, saberes/conhecimentos escolares e gestão curricular como elementos de integração; e iii) analisar, com base nos dados extraídos dos projetos de educação integral e de seus textos de orientação curricular, potencialidades de integração sinalizadoras de indução para a formação humana integral. As potencialidades da integração curricular são analisadas pela ótica da abordagem histórico-cultural, pois se entende que essa perspectiva apresenta substanciais contribuições para o ensino, a aprendizagem e para o desenvolvimento humano, especialmente por considerar o sujeito como ser social e a cultura como sua produção histórica. Como referencial teórico dessa abordagem, destacam-se contribuições da psicologia histórico-cultural de Lev Vigotski (1979; 2001; 2010), Leontiev (2010), Luria (2010a; 2010b), e da pedagogia histórico-crítica de Demerval Saviani (2011; 2016), além de outros. Outro conceito fundamental tratado na tese é o de integração curricular, entendido na investigação como um princípio organizador das configurações do currículo no âmbito da escola. Como fundamentação teórica para sua compreensão, dialoga-se com autores como: Alonso (2002), Beane (2003), Lopes (2002; 2008), Lopes e Macedo (2011), Santomé (1998). Indissociada da dimensão teórica, a pesquisa envolve um trabalho de natureza empírica constituído por exploração e análise de documentos e realização de entrevistas semiestruturadas. Como objetos de exploração empírica são definidos quatro projetos de educação integral: um de abrangência nacional, um estadual e dois municipais. Ficam definidos como sujeitos participantes da pesquisa os coordenadores e/ou gestores dos projetos, pelo fato de se entender que estes estão envolvidos com a proposta desde sua elaboração e implementação até o acompanhamento de seu desenvolvimento. Como parâmetros de análise para responder ao modo como a integração curricular potencializa a formação humana integral na perspectiva histórico-cultural, foi elaborado um quadro categorial com unidades e subunidades de análise além de escalas de medida que apontam os projetos de educação integral nos quais a integração curricular se evidencia mais intensamente e, portanto, potencializam caminhos de indução para a formação humana integral. A pesquisa, no seu todo, revela que os projetos de educação integral apresentam para a escola contemporânea novas possibilidades formativas que desafiam sua organização pedagógica e curricular. Ainda que evidenciem limitações, os projetos, do modo como se constituem, apresentam conceitos e estratégias metodológicas capazes de pontencializar a integração curricular na perspectiva da formação humana integral. Entretanto, aponta-se a necessidade de aprofundamento das discussões no campo do currículo e, mais especificamente, da organização curricular, visto que o espaço da integração na política nacional para a educação integral é restrito.
dc.description.abstract Abstract: This dissertation, developed in Subjects, Educational Processes and Teaching line of the Graduate Program in Education of the Federal University of Santa Catarina, deals with an investigation on the curricular organization of integral education projects. In it, it is assumed that curricular integration has the potential to expand perspectives of integral human formation in schooling processes. Integration, within the scope of curricular organization, occurs, especially, when school times, school spaces, school knowledge/curriculum, and curriculum management, which are considered theoretical-methodological categories in this research, are resized. This dissertation seeks to affirm that the potential of induction for integral human formation, in the scope of schooling, depends on the intensity of integration in the curricular organization. In the context of the problem, it is assumed, as a general objective of the research, to analyze the potential of curricular integration for integral human formation, in integral education projects. To achieve this goal, the following specific objectives were defined: i) to understand the current conceptions of integral human formation, integral education, and curricular integration based on the literature that discusses these themes; ii) explore, in integral education projects and in their curricular guidance texts, how the dimensions of school time, school spaces, school knowledge and curriculum management are combined as elements of integration; and iii) analyze, based on the data collected from integral education projects and their curricular guidance texts, integration potentials that signal the induction of integral human formation. Methodologically, the proposal consists of analyzing the potentialities of curricular integration from the perspective of the historical-cultural approach, as it is understood that this perspective presents substantial contributions to teaching, learning and human development, especially because it considers the subject as a social being and culture as its historical production. As a theoretical framework for this approach, contributions from Lev Vigotski's cultural psychology (1979; 2001; 2010), Leontiev (2010), Luria (2010a; 2010b), and Demerval Saviani?s historical-critical pedagogy (2011; 2016) are highlighted, among others. Another fundamental concept is that of curricular integration, which is an organizing principle of curriculum configurations within the school. As a theoretical basis for its understanding, a dialogue is made with authors who discuss the curriculum in a critical perspective, among which, it is possible to mention Alonso (2002), Beane (2003), Lopes (2002; 2008), Lopes and Macedo (2011), Santomé (1998). Inseparable from the theoretical dimension, the research involves work of an empirical nature, consisting of exploration and analysis of documents, as well as semi-structured interviews. As objects of empirical exploration, four integral education projects are defined: a nationwide one, a state one and two municipal ones. The coordinators and/or managers of the projects are defined as subject participants in this research, because it is understood that they are involved with the proposal from its elaboration and implementation to the monitoring of its development. As parameters of analysis, to respond to the way in which curricular integration enhances integral human formation in the historical-cultural perspective, a categorical framework was developed with units and subunits of analysis, in addition to measurement scales that point to integral education projects in which integration curriculum is more intensely evident and, therefore, potentiate induction paths for integral human formation. Theoretical and empirical research reveals that the integral education projects present the contemporary school with new formative possibilities that challenge its pedagogical and curricular organization. Even though they show limitations, the projects, as they are constituted, present concepts and methodological strategies capable of emphasizing the curricular integration. However, there is a need to deepen discussions in the field of curriculum and, more specifically, curricular organization since the space for integration in national policy for integral education is restricted. en
dc.format.extent 200 p. | il., tabs.
dc.language.iso por
dc.publisher 2021
dc.subject.classification Educação
dc.subject.classification Educação integral
dc.subject.classification Ensino integrado
dc.title Integração curricular: caminho de indução para a formação humana integral em projetos de educação integral
dc.type Tese (Doutorado)
dc.contributor.advisor-co Durli, Zenilde


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