Do corpo feminino ao corpo feminista: o cinema e a educação de mulheres no clube lesbos

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Do corpo feminino ao corpo feminista: o cinema e a educação de mulheres no clube lesbos

Mostrar registro completo

Título: Do corpo feminino ao corpo feminista: o cinema e a educação de mulheres no clube lesbos
Autor: Silva, Juliana Cassé da
Resumo: A investigação destaca as estratégias formativas utilizadas por mulheres no Clube Lesbos para o engajamento, autoafirmação e desenvolvimento das integrantes do grupo. A proposta tem por objetivo compreender os efeitos das atividades de exibição de filmes de cineastas lésbica e bissexuais, promovidas pelo Clube Lesbos, sobre o percurso formativo e modulações subjetivas de mulheres que integram o Coletivo. O universo empírico da pesquisa é composto por um formulário com perguntas elaboradas pela pesquisadora e encaminhado às participantes . O corpus de análise abarca também os registros produzidos a partir do acompanhamento dos encontros virtuais promovidos pelo coletivo e publicações veiculadas em redes sociais sobre a escolha e exibição dos filmes. O percurso analítico das obras tem por referência as contribuições dos Estudos Feministas, em sua pluralidade teórico-reflexiva e pelas proposições de Catherine Walsh sobre a Pedagogia Decolonial e de bell hooks sobre a Pedagogia Engajada. Os resultados apontam para o uso do cinema como recurso que potencializa práticas reflexivas e concorre para subjetivações mais libertárias.Abstract: The research highlights the strategies used by women at Clube Lesbos for the engagement, self-affirmation and development of the members within the group. The purpose of the proposal is to understand the effects of film screening activities by lesbian and bisexual filmmakers, promoted by Clube Lesbos, on the formative path and subjective modulations of women who are part of the Collective. To this end, it is proposed to produce information based on qualitative and interpretative methodologies of a feminist nature. The empirical universe consists of a questionnaire prepared by the researcher and sent to the participants. The corpus of analysis also includes the findings from the monitoring of virtual meetings promoted by the group and publications published on social networks about the choice and exhibition of films. The analytical path of this investigation is based on the contributions of Feminist Studies, in its theoretical-reflective plurality and by Catherine Walsh?s proposal on Decolonial Pedagogy and bell hooks? on Engaged Pedagogy. The results point to the use of cinema as a resource that enhances reflective practices and contributes to more libertarian subjectivities.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226848
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1573-D.pdf 2.689Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar