Reflexões sobre a natureza da ciência na formação de professores de física

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Reflexões sobre a natureza da ciência na formação de professores de física

Mostrar registro completo

Título: Reflexões sobre a natureza da ciência na formação de professores de física
Autor: Soares, Rodrigo Guimarães
Resumo: Neste trabalho temos como objetivo apresentar uma revisão de artigos publicados em periódicos internacionais sobre o tratamento da natureza da ciência na formação de professores de Física que propõem aplicações/intervenções didáticas. Para tanto, a partir de um processo de busca e seleção de artigos no Portal de Periódicos Capes, analisamos 26 artigos de pesquisa em termos de três categorias: palavras-chave e caracterização da pesquisa e, finalmente, discussões a um nível qualitativo, visando obter indicativos de como se faz pesquisa com esta temática. Cada uma dessas categorias possui subcategorias associadas que constituem indicativos sobre como a inserção da discussão da natureza da ciência tem ocorrido na formação de professores de Física, pelo menos no que tange à área de pesquisa em ensino de física. Ao final, apresentamos uma discussão em torno da temática e apontamos alguns questionamentos relevantes para o debate da natureza da ciência na formação de professores de Física.
Descrição: Programa de Iniciação Científica. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Departamento de Física.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226634
Data: 2021-08-22


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
videosic.mp4 132.3Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar