Reflexões sobre a natureza da ciência na formação de professores de física
Author:
Soares, Rodrigo Guimarães
Abstract:
Neste trabalho temos como objetivo apresentar uma revisão de artigos publicados em periódicos internacionais sobre o tratamento da natureza da ciência na formação de professores de Física que propõem aplicações/intervenções didáticas. Para tanto, a partir de um processo de busca e seleção de artigos no Portal de Periódicos Capes, analisamos 26 artigos de pesquisa em termos de três categorias: palavras-chave e caracterização da pesquisa e, finalmente, discussões a um nível qualitativo, visando obter indicativos de como se faz pesquisa com esta temática. Cada uma dessas categorias possui subcategorias associadas que constituem indicativos sobre como a inserção da discussão da natureza da ciência tem ocorrido na formação de professores de Física, pelo menos no que tange à área de pesquisa em ensino de física. Ao final, apresentamos uma discussão em torno da temática e apontamos alguns questionamentos relevantes para o debate da natureza da ciência na formação de professores de Física.
Description:
Programa de Iniciação Científica. Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Ciências Físicas e Matemáticas. Departamento de Física.