Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem

Mostrar registro completo

Título: Educação e Computação: Integração Mulࢢdisciplinar para a Superação de Desafios do Processo de Ensino-Aprendizagem
Autor: Carvalho, Gabriel Bernardes de
Resumo: A taxa de reprovação em turmas de introdução à programação é de 33%, em média. No Brasil, esse número chega a 50%. Essa taxa é atribuída a diversos fatores, sejam eles fatores internos (aprender uma linguagem com regras sintáticas e léxicas, desenvolver o raciocínio lógico e a resolução de problemas) ou externos (falta de infraestrutura e alta carga de trabalho). Aliado a isso, no Brasil, apenas 10,3% dos jovens são falantes da língua inglesa, idioma fundamental para ler as mensagens de erros retornadas pelos compiladores/interpretadores. Desde o início do ensino de computação, diversas pesquisas foram realizadas para encontrar formas de auxiliar os alunos no processo de aprendizagem. Uma das propostas é usar técnicas de feedback automático, que busca criar mensagens automáticas sobre os resultados dos alunos. Um tipo de feedback automático é melhorar as mensagens de erro de compiladores. Elas são feitas para programadores e não são amigáveis para iniciantes, pois utilizam termos técnicos/jargões, vocabulário complexo, mensagens longas e com estruturas confusas. O presente estudo busca melhorar as mensagens de compiladores através da melhoria da legibilidade das mensagens, apresentando-as em português e reduzindo a quantidade de jargões, vocabulário complexo e simplificando a estrutura destas. Neste trabalho, utilizamos a linguagem Python junto ao módulo VPL, um plugin do Moodle. Resultados preliminares, por meio de questionários, mostram que, apesar dos esforços, ainda é necessário reduzir a quantidade de jargões e o tamanho das mensagens. Entretanto, foi possível verificar que as mensagens auxiliaram os alunos, mesmo entre os falantes de língua inglesa.
Descrição: Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica Universidade Federal de Santa Catarina Coordenadoria especial interdisciplinar em tecnologias da informação e comunicação / CIT/CTS/ARA Engenharia da computação
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/226145
Data: 2021-08-19


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
Relatório final - PIBIC.mp4 30.27Mb MPEG-4 video Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar