A relação ‘Família e Escola’: Uma discussão bibliográfica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A relação ‘Família e Escola’: Uma discussão bibliográfica

Mostrar registro completo

Título: A relação ‘Família e Escola’: Uma discussão bibliográfica
Autor: Melo, Letícia Sangaletti de
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo a análise de uma discussão bibliográfica sobre o tema “A relação ‘família e escola'” estudado por autores clássicos da sociologia e por sociólogas brasileiras. Este é um recorte sucinto que observa análises desta ‘relação’ para entender como ela aparece no Brasil. Para entender como a interação familiar influencia no desempenho escolar das crianças, nos apoiamos em questões referente ao sucesso escolar, modelos de criação familiar como cultivo orquestrado e desenvolvimento “natural”, incluindo conceitos como o “capital cultural” e “habitus” como base estrutural do trabalho; no intuito de observar a diferenciação do desenvolvimento escolar entre camadas populares e elitizadas.The present work aims to analyze a bibliographical discussion on the theme "The relationship 'family and school'" studied by classical authors of sociology and by brazilian sociologists. This is a succinct excerpt that observes analyzes of this 'relationship' in order to understand how it appears in Brazil. To understand how family interaction influences children's school performance, we rely on issues related to school success, models of family upbringing such as orchestrated cultivation and "natural" development, including concepts such as "cultural capital" and "habitus" as a structural basis, off work; in order to observe the differentiation of school development between popular and elite layers.
Descrição: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Filosofia e Ciências Humanas, Curso de Ciências Sociais.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224580
Data: 2021-05-17


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
TCL - Letícia de Melo.pdf 4.913Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar