Calcular com os cadernos Rubio. Características e evolução desde 1959

DSpace Repository

A- A A+

Calcular com os cadernos Rubio. Características e evolução desde 1959

Show simple item record

dc.contributor.author Carrillo, Pilar Olivares
dc.contributor.author Gallego, Dolores Carrillo
dc.contributor.author Mochon, José Francisco Castejón
dc.date.accessioned 2021-05-31T18:17:49Z
dc.date.available 2021-05-31T18:17:49Z
dc.date.issued 2021-05-11
dc.identifier.citation GALLEGO, D. C.; CARRILLO, P. O.; MOCHON, J. F. C. Calcular com os cadernos Rubio. Características e evolução desde 1959. Ensino em Re-Vista, v. 28, n. Contínua, p. e021, 11 maio 2021. pt_BR
dc.identifier.uri https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/224118
dc.description Disponível em: http://www.seer.ufu.br/index.php/emrevista/article/view/60952/31610 pt_BR
dc.description.abstract Os Cadernos de exercícios Rubio são materiais escolares amplamente distribuídos em Espanha desde 1959. Para a realização deste trabalho utilizou-se o fundo de cadernos existentes no Centro de Estudos sobre Memória Educativa (CEME) da Universidade de Múrcia. A investigação concentra-se nos cadernos de operações aritméticas de Rubio, estudam-se as suas características e a sua evolução durante os últimos 60 anos desde a sua criação, identificando seis períodos de comercialização. Constatou-se a estabilidade das práticas de aprendizagem das operações aritméticas, a invariabilidade dos conteúdos entre as etapas 2 e 5, a diminuição do número de operações propostas e o aumento de ilustrações. Também se comprovou que, na renovação dos cadernos, houve influências, sobretudo, de aspetos comerciais e não de critérios baseados na Didática da Matemática. pt_BR
dc.language.iso pt_BR pt_BR
dc.publisher Ensino em Re-Vista pt_BR
dc.subject Cadernos escolares pt_BR
dc.subject Operações aritméticas pt_BR
dc.subject Aprendizagem de algoritmos pt_BR
dc.title Calcular com os cadernos Rubio. Características e evolução desde 1959 pt_BR
dc.type Article pt_BR


Files in this item

Files Size Format View Description
60952-Texto do artigo-260974-1-10-20210511.pdf 971.6Kb PDF View/Open Carillo_Calcular

This item appears in the following Collection(s)

Show simple item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar