Abstract:
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Este estudo é fruto de uma das pesquisas desenvolvidas por membros do Grupo Rondoniense de Estudos
e Pesquisas em Educação Matemática (GROEPEM), na linha de História da Educação Matemática
(HEM). Teve por objetivo fazer um estudo acerca da trajetória histórica dos cursos presenciais de
Formação de Professores de Matemática nas Universidades Federais dos três estados mais populosos do
Norte Brasileiro: Amazonas, Pará e Rondônia. A questão cerne que orientou a pesquisa foi: de que
maneira se constituiu a trajetória histórica dos cursos presenciais de Formação de Professores de
Matemática nas Universidades Federais dos Estados do Amazonas, Pará e Rondônia? O principal
instrumento de análise foi o Projeto Pedagógico do Curso (PPC) em vigência de cada instituição,
caracterizando, assim, uma investigação em HEM com análise documental. No tocante aos resultados,
é possível inferir que os cursos pesquisados são marcados por movimentos educacionais globais, que
exerceram influências locais sobre a criação ou restruturação das licenciaturas. Dada a caracterização
geográfica do Norte brasileiro, é possível afirmar, ainda, que as instituições cresceram como unidades
multicampi a partir do projeto de interiorização, buscando atender as demandas emergentes da região. |