dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Pedralli, Rosângela |
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dc.contributor.author |
Silva, Bárbara Farias da |
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dc.date.accessioned |
2021-04-19T14:05:37Z |
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dc.date.available |
2021-04-19T14:05:37Z |
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dc.date.issued |
2020-12-16 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222322 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo investigar a concepção pedagógica que
fundamenta a proposta de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa do linguista João
Wanderley Geraldi, que tem em seu centro a produção textual como ponto de partida e ponto
de chegada desse processo. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, tomou-se como
objetos para análise: a sua coletânea de textos intitulada O texto na sala de aula (1984), na
qual contém uma discussão inicial sobre a centralidade do texto no ensino de língua materna;
a obra Portos de passagem (1991), texto em que o autor desenvolve teóricometodologicamente
sua proposta; e a obra A aula como acontecimento (2010), na qual o
linguista atualiza sua proposta de ensino-aprendizagem. Também foram consultadas a obra A
sombra do caos: ensino de gramática x tradição gramatical (1997) e o texto Redação, essa
cadela (2003), do linguista Luiz Percival Leme Britto, escritos que reiteram a centralidade da
produção textual no ensino de Língua Portuguesa atribuída por Geraldi. A partir da exposição
teórica da concepção de língua e de texto da qual parte o autor para fundamentar o objeto de
sua proposta e das principais teorias e tendências pedagógicas que se manifestam no cenário
educacional, os resultados da análise sinalizam para a predominância, na proposição de
Geraldi, dos fundamentos da pedagogia da Escola Nova com uma aproximação às premissas
das teorizações pós-modernas sobre educação. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
This study aims to investigate the pedagogical concept that founds the teaching-learning
proposal of Portuguese language from linguist João Wanderley Geraldi, which has in its
center the textual production as starting and final point of this process. For the development of
this research, we took as analysis objects: the author’s text collection titled O texto na sala de
aula (1984), which contains a initial discussion about the focus on the text in the native
language teaching; the work Portos de passagem (1991), in which Geraldi develops
theoretically and methodologically his proposal; and the work A aula como acontecimento
(2010), in which the author improves his teaching-learning proposal. We also consulted the
work A sombra do caos: ensino de gramática x tradição gramatical (1997) and Redação, essa
cadela (2003), from linguist Luiz Percival Leme Britto, writings that reaffirm the centrality of
the textual production in Portuguese language teaching assigned by Geraldi. From the
theoretical presentation of the language and text concepts used by the author to found the
proposed theme and from the main theories and pedagogical tendencies that manifest in the
educational field, the results of the analysis sinalyze to the significance, in Geraldi’s
proposition, of the fundaments of the “Escola Nova” pedagogy with the proximity to the
assumptions of the post-modern theorizations on education. |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Produção textual |
pt_BR |
dc.subject |
Ensino de Língua Portuguesa |
pt_BR |
dc.subject |
Concepção pedagógica |
pt_BR |
dc.subject |
João Wanderley Geraldi |
pt_BR |
dc.title |
Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
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