Title: | Produção textual como ponto de partida e de chegada do ensino de Língua Portuguesa: uma análise pedagógica da proposta teórico-metodológica em Geraldi |
Author: | Silva, Bárbara Farias da |
Abstract: |
Este Trabalho de Conclusão de Curso tem por objetivo investigar a concepção pedagógica que fundamenta a proposta de ensino-aprendizagem de Língua Portuguesa do linguista João Wanderley Geraldi, que tem em seu centro a produção textual como ponto de partida e ponto de chegada desse processo. Para o desenvolvimento da presente pesquisa, tomou-se como objetos para análise: a sua coletânea de textos intitulada O texto na sala de aula (1984), na qual contém uma discussão inicial sobre a centralidade do texto no ensino de língua materna; a obra Portos de passagem (1991), texto em que o autor desenvolve teóricometodologicamente sua proposta; e a obra A aula como acontecimento (2010), na qual o linguista atualiza sua proposta de ensino-aprendizagem. Também foram consultadas a obra A sombra do caos: ensino de gramática x tradição gramatical (1997) e o texto Redação, essa cadela (2003), do linguista Luiz Percival Leme Britto, escritos que reiteram a centralidade da produção textual no ensino de Língua Portuguesa atribuída por Geraldi. A partir da exposição teórica da concepção de língua e de texto da qual parte o autor para fundamentar o objeto de sua proposta e das principais teorias e tendências pedagógicas que se manifestam no cenário educacional, os resultados da análise sinalizam para a predominância, na proposição de Geraldi, dos fundamentos da pedagogia da Escola Nova com uma aproximação às premissas das teorizações pós-modernas sobre educação. This study aims to investigate the pedagogical concept that founds the teaching-learning proposal of Portuguese language from linguist João Wanderley Geraldi, which has in its center the textual production as starting and final point of this process. For the development of this research, we took as analysis objects: the author’s text collection titled O texto na sala de aula (1984), which contains a initial discussion about the focus on the text in the native language teaching; the work Portos de passagem (1991), in which Geraldi develops theoretically and methodologically his proposal; and the work A aula como acontecimento (2010), in which the author improves his teaching-learning proposal. We also consulted the work A sombra do caos: ensino de gramática x tradição gramatical (1997) and Redação, essa cadela (2003), from linguist Luiz Percival Leme Britto, writings that reaffirm the centrality of the textual production in Portuguese language teaching assigned by Geraldi. From the theoretical presentation of the language and text concepts used by the author to found the proposed theme and from the main theories and pedagogical tendencies that manifest in the educational field, the results of the analysis sinalyze to the significance, in Geraldi’s proposition, of the fundaments of the “Escola Nova” pedagogy with the proximity to the assumptions of the post-modern theorizations on education. |
Description: | TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina. Centro de Comunicação e Expressão. Curso de Licenciatura e Bacharelado em Língua Portuguesa e Literaturas em Língua Portuguesa |
URI: | https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222322 |
Date: | 2020-12-16 |
Files | Size | Format | View | Description |
---|---|---|---|---|
TCC_Barbara_final.pdf | 782.3Kb |
View/ |
TCC |