A constituição da docência e suas especificidades na educação infantil e anos iniciais: uma genealogia do professor da educação básica

Repositório institucional da UFSC

A- A A+

A constituição da docência e suas especificidades na educação infantil e anos iniciais: uma genealogia do professor da educação básica

Mostrar registro completo

Título: A constituição da docência e suas especificidades na educação infantil e anos iniciais: uma genealogia do professor da educação básica
Autor: Schutz, Débora Raquel
Resumo: A presente pesquisa objetiva investigar a constituição do sujeito professor da Educação Básica da Rede Municipal de Florianópolis, de modo a identificar como se constituíram as especificidades que vem produzindo a docência na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental, buscando compreender os modos de exercício do saber-poder nos processos de subjetivação docente. A perspectiva foucaultiana, com ênfase na análise genealógica, se constituiu como ferramenta teórico-metodológica mobilizada para a investigação, de forma a localizar as rupturas, as descontinuidades e permanências presentes nos discursos dos documentos orientadores que foram elaborados no decorrer da história da Rede Municipal de Educação. Para tal, foram analisados quatorze documentos orientadores que compõem a Educação Básica da Rede, sendo que destes, cinco são publicações referentes ao ensino fundamental, oito são relativas à educação infantil e uma é destinada à educação básica. A descrição desse conjunto de fontes é apresentada mediante cinco eixos de análise: a ordem do discurso, a relação saber/poder, as instituições sociais, os mecanismos de poder nos modos de educar a infância e a prática do exame: a produção de uma consciência de si. A partir de tais eixos elaboramos a constituição de nove figuras da docência que foram se constituindo no campo educacional como resultados desta pesquisa, sendo na educação infantil: 1) professor técnico-normalista, 2) educador pesquisador-mediador, 3) pedagogo professor-escolar e 4) pedagogo profissional da infância; no ensino fundamental: 5) professor técnico-transmissor, 6) professor crítico-dialógico-mediador, 7) professor híbrido-transmissor e crítico e o 8) professor pedagogo interativo; e na educação básica: 9) profissional relacional, inclusivo, mediador e problematizador. É importante ressaltar que no ensino fundamental foi possível identificar uma exclusão da infância demarcada pela produção do sujeito aluno na escola até a publicação da proposta curricular em 2008, assim como pela predominância dos saberes das áreas disciplinares, o que revelou que a produção dos discursos não incluiu explicitamente o professor dos anos iniciais nos documentos até 2008. Nesse contexto, consideramos que o governo da docência do professor dos anos iniciais produziu uma especificidade somente a partir da proposta publicada em 2008.Abstract: This research aims to investigate the constitution of the subject teacher of Basic Education in the Municipal Network of Florianópolis, in order to identify how the specificities that teaching in Early Childhood Education and in the Early Years of Elementary Education were constituted, seeking to understand the modes of exercise of knowledge-power in the processes of teacher subjectivation. The Foucaultian perspective, with emphasis on genealogical analysis, was constituted as a theoretical-methodological tool mobilized for the investigation, in order to locate the ruptures, discontinuities and permanences present in the discourses of the guiding documents that were elaborated during the history of the Municipal Network of Education. To this end, fourteen guiding documents that make up the Basic Education of the Network were analyzed, of which, five are publications referring to elementary education, eight are related to early childhood education and one is destined to basic education. The description of this set of sources is presented through five axes of analysis: the order of the discourse, the knowledge / power relationship, the social institutions, the mechanisms of power in the ways of educating childhood and the practice of the exam: the production of an awareness of you. From these axes, we describe the constitution of nine elements or nine teaching figures that were constituted in the educational field as results of this research, sending in early childhood education: 1) technical-normalist teacher, 2) researcher-mediator educator, 3) teacher-educator school and 4) professional childhood pedagogue, in elementary school: 5) technical-transmitting teacher, 6) critical-dialogic-mediating teacher, 7) hybrid-transmitting and critical teacher and 8) interactive pedagogical teacher; and in basic education: 9) relational, inclusive, mediating and problematizing professional. It is important to note that in elementary education it was possible to identify an exclusion of childhood demarcated by the production of the student subject at school until the publication of the curricular proposal in 2008, as well as by the predominance of knowledge in the disciplinary areas, which revealed that the production of the speeches it did not explicitly include the teacher of the initial years in the documents until 2008. In this context we consider that the government of the teaching of the teacher of the initial years produced a specificity, only from the proposal published in 2008.
Descrição: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2021.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/222061
Data: 2021


Arquivos deste item

Arquivos Tamanho Formato Visualização
PEED1561-D.pdf 2.660Mb PDF Visualizar/Abrir

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro completo

Buscar DSpace


Busca avançada

Navegar

Minha conta

Estatística

Compartilhar