Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras

DSpace Repository

A- A A+

Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras

Show full item record

Title: Colmeia de apps: desenvolvimento e aprimoramento de uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras
Author: Nunes, Gabriela Marçal
Abstract: Aprender uma língua estrangeira tornou-se uma demanda necessária àqueles que pretendem ampliar as informações e estreitar contatos com novas culturas. A era digital permite que essa aprendizagem aconteça de diversas formas, e uma delas é através de smartphones, com o auxílio de aplicativos de aprendizagem de línguas estrangeiras. Além de desempenharem o acesso ao ensino não-formal de línguas, os aplicativos podem se converter em auxiliadores no processo de aprendizagem de LE no ensino formal, visto que as demandas e habilidades a serem trabalhadas em uma aula de línguas geralmente não são supridas no tempo regular. Entretanto, professores enfrentam grandes desafios ao se depararem com as novas demandas exigidas pela era digital, pois, de acordo com Kenski (2013) além de terem uma carga exaustiva de trabalho, planejam e executam suas funções de forma solitária. Dessa forma, o presente trabalho tem como objetivo aprimorar uma plataforma digital e colaborativa de análise de aplicativos de línguas estrangeiras, considerando as características, propósitos e funcionalidades dos aplicativos como ferramentas de apoio às aulas regulares de línguas estrangeiras de modo que auxilie professores na escolha do aplicativo mais adequado. Para tanto, fez-se uma análise crítica de uma ficha de análise de apps (NUNES, 2017) elaborada pela mesma autora, que permitiu que fossem levantadas questões a serem melhoradas, além de uma revisão sistemática em busca de pesquisas cujos estudos são baseados em elaboração de critérios de análise de aplicativos de LE. Após todo o processo de desenvolvimento da plataforma, elaborou-se um questionário a fim de avaliar o site Colmeia de Apps, respondido por 43 professores de línguas estrangeiras. Como resultado, houve mudanças significativas desde a interface do site até o conteúdo do questionário de análise e a apresentação dos resultados.Abstract: Learning a foreign language has become a necessary demand for those who want to expand information and strengthen contacts with new cultures. The digital age allows this learning to happen in several ways, one of which is through smartphones, with the aid of foreign language learning applications. In addition to providing access to non-formal language teaching, applications can become assistants in the foreign language learning process in formal education, as the demands and skills to be worked on in a language class are generally not met over regular time. However, teachers face great challenges when faced with the new demands demanded by the digital age, because, according to Kenski (2013) in addition to having an exhaustive workload, they plan and execute their functions in a solitary way. Thus, the present work aims to improve a digital and collaborative platform for the analysis of foreign language applications, considering the characteristics, purposes and functionalities of the applications as tools to support regular foreign language classes in order to assist teachers in choosing the most suitable application. To this end, a critical analysis of an app analysis form (NUNES, 2017) was carried out by the same author, which allowed questions to be raised for improvement, in addition to a systematic review in search of researches whose studies are based on development of LE application analysis criteria. After the entire process of developing the platform, a questionnaire was prepared in order to assess the Colmeia de Apps website, answered by 43 foreign language teachers. As a result, there were significant changes from the website interface to the content of the analysis questionnaire and the presentation of the results.
Description: Dissertação (mestrado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220483
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PEED1542-D.pdf 2.676Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar