Método de apoio a tomada de decisão estratégica na retenção discente no ensino

DSpace Repository

A- A A+

Método de apoio a tomada de decisão estratégica na retenção discente no ensino

Show full item record

Title: Método de apoio a tomada de decisão estratégica na retenção discente no ensino
Author: Maes, Maria Aparecida
Abstract: A relevância da educação na sociedade é indiscutível, por meio dela garante-se o desenvolvimento social, econômico e cultural de um país. Este trabalho tem o objetivo de propor uma rede bayesiana para apoiar a tomada de decisão estratégica na retenção discente, tendo como objeto uma instituição de ensino superior privada, nos cursos na modalidade presencial, identificando variáveis que constituem fatores de risco à evasão. A partir da base de dados retirada do Business Intelligence da própria instituição, utilizou-se os dados relativos ao período de 2018/1 a 2019/2. Adotou-se neste estudo a modelagem de uma rede bayesiana com foco na evasão, por ser uma ferramenta capaz de quantificar e qualificar dados, transformando-os em informação geradora de conhecimento, passível de dar suporte ao processo decisório da instituição. Direcionados pelos pressupostos metodológicos de pesquisa bibliográfica e publicações sobre a evasão discente no ensino superior pretendeu-se, a partir deste estudo, entender os fatores que influenciam na evasão discente e fornecer subsídios à gestão na busca de soluções para o enfrentamento da desistência por meio da estimação do risco de evasão. Como resultado deste estudo, apresenta-se a rede bayesiana com as variáveis: sexo, situação financeira, benefícios/bolsas, situação acadêmica no momento da desistência, situação acadêmica anterior à desistência, forma de ingresso, turno que frequenta, mobilidade, semestre do trancamento e quantidade de semestres frequentados até a evasão , que retrata o perfil dos alunos evadidos para apoio à gestão da instituição, auxiliando à tomada de decisão na prevenção e criação de políticas institucionais que permitam aos alunos a finalização da graduação, diminuindo o impacto financeiro da instituição e adequando o planejamento docente e de infraestrutura para o crescimento constante. Para os alunos, possuir um diploma de nível superior é uma grande vantagem competitiva no mercado de trabalho e diminui de maneira significativa seu risco de demissão. Finalizar um curso superior possibilita alcançar maiores remunerações e ampliar as chances de crescimento dentro das companhias, mesmo em cenários de crise econômica. As organizações sabem que contar com colaboradores qualificados e competentes é uma excelente maneira de driblar a crise. Afinal, são essas pessoas com conhecimento de excelência que trabalharão e se dedicarão propondo saídas, inovações e soluções para que a organização passe incólume pelo cenário econômico instável.Abstract: The relevance of education in society is indisputable, through which the social, economic and cultural development of a country is guaranteed. This work aims to propose a Bayesian network to support strategic decision making in student retention with the object of an institution of private higher education, in face-to-face courses, identifying variables that constitute risk factors for dropout. From the database taken from Business Intelligence of the institution itself, where the data used covers the periods from 2018_1 to 2019_2. This study adopted the modeling of a Bayesian network with a focus on evasion, which is a tool, capable of quantifying and qualifying data, transforming it into knowledge-generating information capable of supporting the institution's decision-making process. Directed by the methodological assumptions of bibliographic research and publications on student dropout in higher education, this study aimed to understand the factors that influence student dropout and to seek solutions to face dropout by estimating dropout risk. As a result of this study, the Bayesian network is presented with the variables: sex, financial situation, benefits / scholarships, academic situation at the time of withdrawal, academic situation prior to withdrawal, form of admission, shift attended, mobility, semester of lockout and number of semesters frequented until evasion, which portrays the profile of dropout students to support the institution's management, helping decision-making in the prevention and creation of institutional policies that allow students to complete their undergraduate course, reducing the institution?s financial impact, both teaching and infrastructure planning for constant growth. For students possessing a higher education degree is a great competitive advantage in the work market and significantly reduces their risk of dismissal, finishing a higher education course allows the achievement of higher remunerations and chances of growth within companies even in scenarios of economic crisis. Organizations know that having qualified and competent employees is an excellent way to overcome the crisis. Furthermore, it is these people with knowledge of excellence who will work and dedicate themselves proposing solutions, innovations so that the organization goes through the unstable economic scenario unscathed.
Description: Dissertação (mestrado profissional) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Tecnológico, Programa de Pós-Graduação em Métodos e Gestão em Avaliação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/220429
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PMGA0057-D.pdf 1.227Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar