Abstract:
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O presente artigo constitui-se como parte do subprojeto “Educação matemática em
Alagoas: o ensino da Aritmética nos grupos escolares maceioenses no período de
1940 a 1970” que compõem a pesquisa “A Constituição dos Saberes Elementares
Matemáticos: na Aritmética, a Geometria e o Desenho no Curso Primário”
coordenado pelo Profo Dro Wagner Valente, a qual intenta mapear o ensino da
matemática nos grupos escolares brasileiros no período de 1890-1970 em uma
Perspectiva Histórico-Comparativa. Em Alagoas, buscamos pesquisar sobre o
ensino da Aritmética nas escolas primárias da capital no período de 1940 a 1970.
Este estudo de cunho histórico-comparativo objetivou compreender o que as leis
preconizavam para a formação docente em um recorte temporal que compreende a
instalação da Escola Normal de Alagoas (1869) findando na promulgação da Lei de
Diretrizes e Bases para a Educação Nacional no 9.394 de 1996. Os autores que
subsidiaram nossas análises são: Carvalho (2009), Vicentine & Lugli (2009), Saviani
(1997), dentre outros que nos auxiliaram a melhor compreender as implicações que
as legislações trouxeram para a formação do professorado principalmente quando
tratamos do ensino da Matemática. |