Abstract:
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O artigo discute a formação do pesquisador da educação e relata a
experiência desenvolvida na disciplina Seminário de Tese II
ministrada à primeira turma de Doutorado do Programa de Pós-
Graduação em Educação da Pontifícia Universidade Católica do
Paraná. Inicialmente, analisa núcleos problemáticos das pesquisas
em educação no Brasil, apontados pela literatura educacional, em
seguida, descreve o processo pedagógico desenvolvido pela referida
disciplina, cuja intencionalidade era propiciar um espaço de
discussão coletiva voltado à formação de pesquisadores. O relato
dos procedimentos adotados na disciplina sublinha a relevância de
um exercício de percepção e reflexão crítica direcionado à
compreensão dos elos existentes entre as abordagens de pesquisa e
seus pressupostos epistemológicos, gnosiológicos e ontológicos. As
análises das práticas investigativas de diferentes modalidades de
pesquisa, realizadas a partir do “esquema paradigmático” proposto
por Gamboa (2007), configuraram-se como elemento dinamizador
das práticas investigativas dos participantes. |