"Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física

DSpace Repository

A- A A+

"Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física

Show full item record

Title: "Herança sem testamento": cultura, docência, planejamento e educação física
Author: Rodrigues, Renata Marques
Abstract: O estudo caracteriza-se por uma autoetnografia do trabalho intelectual que ganha expressão no planejamento de uma professora/pesquisadora de Educação Física, no sentido de elaboração e reelaboração de um objeto de ensino, no caso representado pelo jongo (manifestação expressiva afro-brasileira) ? e cuja presença nos currículos escolares se encontra balizada pela lei federal 10.639/03 e pela lei municipal de Florianópolis 4.446/94, cidade onde a pesquisa foi desenvolvida. Busca compreender as vicissitudes da docência diante da tarefa de apresentar/tematizar às novas gerações práticas corporais da cultura popular, considerando o diagnóstico benjaminiano e arendtiano em torno da perda/fim da tradição. As reflexões de Hannah Arendt e Walter Benjamin sobre o diagnóstico de perda/ruptura com a tradição inspira a pensar sobre a responsabilidade de uma professora diante da presença de crianças no mundo e da autoridade do conhecimento. O conceito de História de Walter Benjamin também inspira reflexões sobre as possibilidades de encontro geracional na escola e, diante do problema da transmissibilidade do passado, enfatiza a possibilidade de elaboração do planejamento mediante a reunião de fragmentos, postulando novos sentidos com o jongo. Os instrumentos utilizados para produção de dados foram entrevistas com professores, funcionários e grupos de alunos de duas turmas de 3º ano do Ensino Fundamental de uma escola da Rede Municipal de Ensino de Florianópolis/SC e a elaboração de um diário a partir de observações e da atuação na condição de docente. Esse último instrumento ganhou centralidade na pesquisa, uma vez que englobou acontecimentos, sensações, dúvidas e inquietações do processo e condensa distintos movimentos da pesquisa, a saber: a) um encontro/confronto memorialístico da professora/pesquisadora com o jongo em diferentes espaços e tempos; b) um diálogo com Hannah Arendt e Walter Benjamin como possibilidade de reflexão sobre a cultura; c) uma (re)aproximação do jongo, buscando os lugares que contam sobre esta prática, a partir de seu trato enquanto objeto de ensino, a partir do estudo da produção acadêmica, da legislação educacional, de imagens e vídeos/documentários; d) do planejamento e da atuação docente em aulas de jongo realizadas em aulas de Educação Física com duas turmas de 3º ano do ensino fundamental de uma escola municipal de Florianópolis/SC. Apesar da dificuldade que envolveu uma nova forma de se colocar diante dos conhecimentos na escola, no planejamento proposto é o objeto (jongo) que está no centro, ainda que em relação com outros tempos, espaços, corpos etc. No estudo, imbricam-se uma dimensão subjetiva, marcada por processos de reconstrução identitária que influem sobre a elaboração do objeto, e, também, uma dimensão objetiva, que permite dizer que os aspectos materiais do jongo se constituíram como suporte próprio que possibilitou contar uma história cultural mediante o planejamento. Implica dizer que o professor retoma no objeto as possibilidades de interrelação com outras histórias, inscritas na ?carne? dos dominados.Abstract: This study is characterized by an autoethnography of the intellectual work made explicit in the planning of a Physical Education teacher/researcher, in the sense of elaborating and re-elaborating of an object of knowledge in an object of teaching, in this case represented by the jongo (expressive African- Brazilian manifestation). It is worth remembering that it is an object of teaching marked out by both federal law 10.639/03 and municipal law of Florianópolis 4.446/94. It seeks to understand the vicissitudes of teaching in the face of the task of presenting/theming to the new generations body practices of popular culture, considering the benjaminian and arendtian diagnosis around the loss/end of tradition. The reflections of Hannah Arendt and Walter Benjamin on the diagnosis of loss / rupture with tradition inspires to think about the responsibility of a teacher in the face of the presence of children in the world and the authority of knowledge. Walter Benjamin's concept of history also inspires reflections on the possibilities of generational encounters at school, and given the problem of the transmissibility of the past, emphasizes the possibility of preparing the planning through the gathering of fragments, postulating new meanings with the jongo. The instruments used were interviews with teachers, employees and groups of students from two third grade classes of a municipal elementary school in Florianópolis/SC and the elaboration of a diary. This last instrument gains centrality in the research since it encompasses events, feelings, doubts and concerns of the process and is placed in dialogue with the totality of the research, marked by: a) a memorialistic meeting/confrontation of the teacher/researcher with the jongo in different spaces and times; b) dialogue with Hannah Arendt and Walter Benjamin as a possibility for reflection on culture; c) a (re) approximation of the jongo, seeking the places that tell about this practice, from its treatment as an object of teaching, through the study of academic production, educational legislation, images, videos/documentaries; d) planning and teaching performance in jongo classes held at a municipal elementary school in Florianópolis/SC with two third grade Physical Education classes. Despite the difficulty involved in a new way of putting oneself before knowledge at school, in the proposed planning it is the object (jongo) that is at the center, but not conformed to an instituted totality, but in relation (with other times, spaces, bodies , etc.). In the study, a subjective dimension is intertwined, marked by processes of identity reconstruction that influence the elaboration of the object, and also an objective dimension, which allows to say that the material aspects of the jongo were not only the themes, but the very support that made it possible to tell the cultural history through planning. It implies saying that the teacher returns to the object, the possibilities of other stories inscribed in the ?flesh? of the dominated.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Ciências da Educação, Programa de Pós-Graduação em Educação, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219382
Date: 2020


Files in this item

Files Size Format View
PEED1520-T.pdf 2.170Mb PDF View/Open

This item appears in the following Collection(s)

Show full item record

Search DSpace


Advanced Search

Browse

My Account

Statistics

Compartilhar