Treinamento baseado em exergames e treinamento contra resistência: efeitos nas funções cognitiva e motora de adultos mais velhos

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Treinamento baseado em exergames e treinamento contra resistência: efeitos nas funções cognitiva e motora de adultos mais velhos

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Title: Treinamento baseado em exergames e treinamento contra resistência: efeitos nas funções cognitiva e motora de adultos mais velhos
Author: Meneghini, Vandrize
Abstract: A prática de exercícios físicos está relacionada a diversos benefícios para a saúde de adultos e idosos. Entretanto, os efeitos de intervenções por meio do treinamento contra resistência (TCR) e do treinamento baseado em exergames (EXE) nas funções cognitivas e motoras ainda não são consistentes. O objetivo deste trabalho foi analisar os efeitos do EXE e do TCR na velocidade de processamento de informações e no equilíbrio de adultos mais velhos. Trata-se de um ensaio clínico randomizado com dois grupos de intervenção. Pessoas com 50 anos ou mais, de ambos os sexos, foram incluídas no estudo. As sessões tiveram duração de 50-60 minutos, três vezes por semana em dias alternados e duração total de 13 semanas. Para o programa com exergames foram utilizados jogos que simulam atividades esportivas (Kinect Sports Ultimate Collection) e de aventura (Kinect Adventures), por meio do Xbox 360 Kinectm. O TCR consistiu na realização de 10 exercícios, com cargas individualizadas para a execução de 3-4 séries de 8 a 17 repetições. A velocidade de processamento de informações foi verificada por meio de testes de tempo de reação em tarefa simples (teste finger-press), tarefa complexa (teste de Stroop modificado em tarefa congruente, incongruente e sob pressão) e variabilidade intraindividual do tempo de reação. O equilíbrio estático foi verificado por meio da oscilação postural em três testes (apoio nos dois pés com os olhos abertos; com os olhos fechados e apoio em um pé) e o equilíbrio funcional, por meio do teste 8-foot timed up and go (8-TUG). O tempo de resposta no teste da passada consistiu na verificação do intervalo de tempo entre um estímulo visual e o início da marcha. Foi adotada a análise por intenção de tratar e o efeito dos programas de exercício físico foram verificados por meio da análise de variância (ANOVA) por modelo misto para cada desfecho. Trinta e seis pessoas participaram do estudo (61,9 ± 7,1 anos; 23 mulheres), sendo 17 no grupo exergame e 19 no TCR. Não foram observados efeitos de grupo (EXE vs. TCR) nem de interação (grupo*tempo). Nas comparações dos resultados pré e pós-intervenção, foram observados efeitos positivos dos EXE nos testes de tempo de reação de tarefa complexa congruente (F1,18: 4,86; p=0,04; x=1854±732 vs. x=1530±521 ms) e no 8-TUG (F1,15: 4,49; p=0,05; x=5,02±0,82 vs. x=4,54±1,06 seg), sendo que, em ambos os testes, os participantes melhoraram a performance após as 13 semanas de treinamento. Os resultados mostraram que o grupo EXE não foi superior ao TCR em nenhum dos testes realizados. No entanto, o treinamento baseado em exergame parece resultar em benefícios na velocidade de processamento de informações e no equilíbrio funcional de adultos mais velhos.Abstract: The practice of physical exercises is related to several health benefits for adults and older people. However, the effects of interventions through resistance training (RT) and exergamebased training (EXE) on cognitive and motor functions are not consistent. The aim of this study was to analyze the effects of EXE and RT on the speed of information processing and the balance of older adults. This is a randomized clinical trial with two intervention groups. People aged 50 years or older, of both sexes, were included in the study. The sessions lasted 50-60 minutes, three times a week on alternate days and a total duration of 13 weeks. Games that simulate sports (Kinect Sports Ultimate Collection) and adventure (Kinect Adventures) activities were used for the program with exergames, through the Xbox 360 Kinect. The RT program consisted of 10 exercises, with individualized loads to perform 3-4 sets of 8 to 17 repetitions. The information processing speed was verified through reaction time tests in a simple task (finger-press test), complex task (Stroop test modified in congruent, incongruent and under pressure) and intra-individual variability of reaction time. Static balance was verified through postural oscillation in three tests (support on both feet with eyes open; with eyes closed and support on one foot) and functional balance, using the 8-foot timed up and go test (8-TUG). The response time in the stepping test consisted of checking the time interval between a visual stimulus and the beginning of the gait. The intention-to-treat analysis was adopted and the effect of the physical exercise programs was verified through analysis of variance (ANOVA) by mixed model for each outcome. Thirty-six people participated in the study (61.9 ± 7.1 years; 23 women), 17 in the EXE group and 19 in the RT. There were no interaction effects (group*time), nor between groups (p>0.05). The comparison within-group (pre vs. postintervention) showed positive effects of EXE on reaction time test in a complex congruent task (F1,18 = 4.86; p = 0.04; 1854 ± 732 vs. 1530 ± 521 ms) and on the 8-TUG (F1,15 = 4.49; p = 0.05; 5.02 ± 0.82 vs. 4.54 ± 1.06 sec), where participants improved their performance. The results showed that the EXE group was not superior to the TCR in any of the tests performed. However, exergame-based training appears to result in benefits on the speed of information processing and the functional balance in older adults.
Description: Tese (doutorado) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro de Desportos, Programa de Pós-Graduação em Educação Física, Florianópolis, 2020.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/219380


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