Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950

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Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950

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Título: Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950
Autor: Giusti, Bruna Lima Ramos
Resumo: O presente estudo aborda a sistematização do saber profissional do professor que irá ensinar aritmética no curso primário na década de 1950, no Brasil. O estudo integra o Projeto Temático intitulado “A Matemática na Formação de Professores e no Ensino: processos e dinâmicas de produção de um saber profissional, 1890-1990”, financiado pela FAPESP, de maior amplitude, que visa responder às questões: “como são produzidos, sistematizados e institucionalizados os saberes profissionais do professor que ensina matemática?” e “como caracterizar a matemática como um saber profissional da docência?”. A partir dos estudos sobre formação do professor caracterizada por Hofstetter e Schneuwly (2017), elaborou-se uma interrogação norteadora desta pesquisa expressa como: que elementos podem ser extraídos da análise dos cadernos de normalistas que configuram um saber profissional do professor que irá ensinar aritmética na década de 1950? O estudo apresenta uma análise de três cadernos de normalistas desse tempo, chamado de Anos Dourados, e com isso, pôde-se evidenciar elementos de um saber específico do docente que iria ensinar aritmética nos primeiros anos escolares. Para a análise, utilizou-se uma metodologia de pesquisa descrita por Lima e Valente (2019), referenciada nos estudos de Peter Burke (2016), que consiste em etapas de trabalho dadas por: recompilação de experiências docentes, análise comparativa dos cadernos e sistematização dos saberes docentes. Com isso, pôde-se extrair dos cadernos elementos dos saberes profissionais, caracterizando uma aritmética a ensinar e uma aritmética para ensinar, configurando uma relação entre esses saberes e estabelecendo a natureza do saber profissional para o professor que ensina aritmética no curso primário em meados da década de 1950. Concluiu-se a tese apresentando elementos constitutivos desse saber profissional, a partir e uma relação entre a aritmética a ensinar e uma aritmética para ensinar.
Descrição: Giusti, Bruna Lima Ramos Cadernos de normalistas e a sistematização do saber profissional para ensinar aritmética no curso primário, década de 1950 / Bruna Lima Ramos Giusti. – Guarulhos, 2020. 196 f. Tese (Doutorado) – Programa de pós-graduação em Educação e Saúde na Infância e na Adolescência – Universidade Federal de São Paulo, Escola de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, 2020. Orientador: Wagner Rodrigues Valente Título em inglês: Normalists' notebooks and the systematization of professional knowledge to teach arithmetic in primary school, 1950's. 1. Cadernos escolares. 2. Formação de professor. 3. Escola normal. 4. Saber profissional. 5. Aritmética a ensinar. 6. Aritmética para ensinar. I. Valente, Wagner Rodrigues. II. Título.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218994
Data: 2020


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