Abstract:
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A escavação de túneis subterrâneos pelo método NATM com explosivos é um processo inerentemente destrutivo, que tem como uma das principais consequências o overbreak. Definido como a quantidade de rocha escavada além do gabarito previsto em projeto, o overbreak tem implicações tanto financeiras, como de qualidade e segurança para a obra de um túnel. Apesar de a maioria dos túneis no Brasil ser executada pelo método NATM com explosivos, não há muitos dados ou investigações voltadas para esse tema atualmente. Nesse sentido, esse trabalho faz uma contribuição ao estudo de overbreak em túneis rodoviários escavados pelo método NATM, utilizando para esse fim o estudo de caso de um túnel rodoviário inserido na obra de duplicação da Rodovia dos Tamoios (SP-99), a qual está localizada no litoral norte do estado de São Paulo. Os estudos são desenvolvidos a partir de análises qualitativas e quantitativas, sendo essas sob um viés estatístico. Desse modo, são descritos os processos de escavação, de controle e medição do overbreak adotados para o túnel em estudo, bem como as tendências de ocorrência desse fenômeno e a sua correlação com o parâmetro geomecânico RMR. Discutem-se também as possíveis causas do overbreak a partir da concepção teórica e dos resultados obtidos nas análises. |