dc.contributor |
Universidade Federal de Santa Catarina. |
pt_BR |
dc.contributor.advisor |
Petroll, Martin de La Martinière |
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dc.contributor.author |
Deucher, Júlia Lóris |
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dc.contributor.author |
Barbosa, João Antonio Soares |
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dc.date.accessioned |
2020-12-07T15:50:18Z |
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dc.date.available |
2020-12-07T15:50:18Z |
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dc.date.issued |
2020-11-13 |
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dc.identifier.uri |
https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218101 |
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dc.description |
TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em todo o planeta, a adoção do isolamento
social foi praticada por diversos países com o objetivo de desacelerar a contaminação entre as
pessoas. No Brasil, foi identificado o primeiro caso da doença em fevereiro de 2020, e a
mesma avançou rapidamente entre a população, deixando em evidência a necessidade de
medidas restritivas. Em Florianópolis, Santa Catarina, tais medidas entraram em vigor a partir
do dia 16 de março de 2020, após a identificação da doença na cidade. Com a preocupação
dos atores governamentais e não governamentais com a calamidade pública, a Universidade
Federal de Santa Catarina, antes do decreto da prefeitura municipal, suspendeu todas as
atividades presenciais na instituição a partir do dia 15 de março de 2020. O isolamento social,
além de contribuir com a menor capacidade de virulência, teve consequências políticas,
sociais e econômicas. Boa parte das lojas físicas tiveram as portas fechadas por tempo
indefinido e a escassez de produtos passou a ser uma possibilidade. Entre as atividades do
comércio permitidas, somente as que são consideradas essenciais permaneceram em
funcionamento, como supermercados, hospitais e farmácias. Com isso, as medidas de
isolamento causaram mudanças no comportamento do consumidor, fazendo com que a adoção
do e-commerce passasse a ser mais difundida entre a população com acesso à internet e
condições para tal. De acordo com a bibliografia pesquisada, existem alguns fatores que
influenciam o consumidor no ato da decisão de compra. Para este trabalho, foram
considerados os fatores Loja Virtual, Promoção, Confiança e Conveniência. A partir deles, foi
realizada uma pesquisa conclusiva e descritiva por meio de um levantamento via questionário
online com o objetivo de identificar os fatores que influenciaram na compra de produtos em
lojas virtuais pelo e-commerce por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina
durante o período de pandemia da Covid-19. Como resultado, a amostra analisada apresentou
alteração no comportamento de compra online durante o período, aumentando a quantidade de
produtos adquiridos via e-commerce. Dos fatores que influenciaram os graduandos,
destacam-se Loja virtual e Confiabilidade, apresentando as maiores pontuações entre os
respondentes. Dentro desses fatores, os aspectos de maior impacto na decisão de compra da
amostra foram a sensação de segurança durante a transação, profissionalismo da loja online e
organização dos produtos. Assim, considerando a amostra dos estudantes de graduação da
UFSC, é possível afirmar que é de fundamental importância as organizações que realizam
transações no meio online, bem como os responsáveis pelas ações de marketing dessas
empresas, apresentarem profissionalismo e organização na distribuição dos seus produtos,
além de garantirem a segurança dos dados do usuário no ato do pagamento. |
pt_BR |
dc.description.abstract |
With the pandemic of the new coronavirus (Covid-19) all over the planet, the adoption of
social isolation was practiced by several countries in order to slow down the contamination
among people. In Brazil, the first case of the disease was identified in February 2020, which
advanced rapidly among the population and highlighted the need for restrictive measures. In
Florianópolis, Santa Catarina, such measures came into effect on March 16, 2020, after the
disease was identified in the city. With the concern of governmental and non-governmental
actors about public calamity, the Federal University of Santa Catarina, before the decree of
the city hall, suspended all on-site activities at the institution from March 15, 2020. Social
isolation, in addition to contributing to the lowest virulence capacity, had political, social and
economic consequences. Most physical stores had their doors closed indefinitely and the
scarcity of products became a possibility. Among the permitted commercial activities, only
those considered essential remained in operation, such as supermarkets, hospitals and
pharmacies. Thus, the isolation measures caused changes in consumer behavior, making the
adoption of e-commerce more widespread among the population with access to the internet
and conditions for that. According to the researched bibliography, there are some factors that
influence the consumer when making a purchase decision. For this work, the factors Virtual
Store, Promotion, Trust and Convenience were considered. From them, a conclusive
descriptive research was carried out through an online questionnaire in order to identify the
factors that influenced the purchase of products in virtual stores by e-commerce by students
from the Federal University of Santa Catarina during the pandemic period caused by
Covid-19. As a result, the sample analyzed showed changes in online shopping behavior
during the period, increasing the quantity of products purchased via e-commerce. Among the
factors that influenced the undergraduate students, the Virtual Store and Reliability stand out,
with the highest scores among respondents. Within these factors, the aspects with the greatest
impact on the sample purchase decision were the feeling of security during the transaction, the
professionalism of the online store and the organization of the products. Thus, considering the
sample of undergraduate students at UFSC, it is possible to affirm that it is of fundamental
importance for organizations that carry out transactions in the online environment, as well as
those responsible for the marketing actions of these companies, to present professionalism
and organization in the distribution of their products, in addition to ensuring the security of
user data at the time of payment. |
pt_BR |
dc.format.extent |
69 |
pt_BR |
dc.language.iso |
por |
pt_BR |
dc.publisher |
Florianópolis, SC |
pt_BR |
dc.rights |
Open Access |
en |
dc.subject |
Covid-19 |
pt_BR |
dc.subject |
Fatores de influência no comportamento do consumidor |
pt_BR |
dc.subject |
E-commerce |
pt_BR |
dc.subject |
UFSC |
pt_BR |
dc.title |
Fatores que influenciam na compra de produtos em lojas virtuais por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina durante o período da pandemia da Covid-19. |
pt_BR |
dc.type |
TCCgrad |
pt_BR |