Fatores que influenciam na compra de produtos em lojas virtuais por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina durante o período da pandemia da Covid-19.

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Fatores que influenciam na compra de produtos em lojas virtuais por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina durante o período da pandemia da Covid-19.

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Title: Fatores que influenciam na compra de produtos em lojas virtuais por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina durante o período da pandemia da Covid-19.
Author: Deucher, Júlia Lóris; Barbosa, João Antonio Soares
Abstract: Com a pandemia do novo coronavírus (Covid-19) em todo o planeta, a adoção do isolamento social foi praticada por diversos países com o objetivo de desacelerar a contaminação entre as pessoas. No Brasil, foi identificado o primeiro caso da doença em fevereiro de 2020, e a mesma avançou rapidamente entre a população, deixando em evidência a necessidade de medidas restritivas. Em Florianópolis, Santa Catarina, tais medidas entraram em vigor a partir do dia 16 de março de 2020, após a identificação da doença na cidade. Com a preocupação dos atores governamentais e não governamentais com a calamidade pública, a Universidade Federal de Santa Catarina, antes do decreto da prefeitura municipal, suspendeu todas as atividades presenciais na instituição a partir do dia 15 de março de 2020. O isolamento social, além de contribuir com a menor capacidade de virulência, teve consequências políticas, sociais e econômicas. Boa parte das lojas físicas tiveram as portas fechadas por tempo indefinido e a escassez de produtos passou a ser uma possibilidade. Entre as atividades do comércio permitidas, somente as que são consideradas essenciais permaneceram em funcionamento, como supermercados, hospitais e farmácias. Com isso, as medidas de isolamento causaram mudanças no comportamento do consumidor, fazendo com que a adoção do e-commerce passasse a ser mais difundida entre a população com acesso à internet e condições para tal. De acordo com a bibliografia pesquisada, existem alguns fatores que influenciam o consumidor no ato da decisão de compra. Para este trabalho, foram considerados os fatores Loja Virtual, Promoção, Confiança e Conveniência. A partir deles, foi realizada uma pesquisa conclusiva e descritiva por meio de um levantamento via questionário online com o objetivo de identificar os fatores que influenciaram na compra de produtos em lojas virtuais pelo e-commerce por estudantes da Universidade Federal de Santa Catarina durante o período de pandemia da Covid-19. Como resultado, a amostra analisada apresentou alteração no comportamento de compra online durante o período, aumentando a quantidade de produtos adquiridos via e-commerce. Dos fatores que influenciaram os graduandos, destacam-se Loja virtual e Confiabilidade, apresentando as maiores pontuações entre os respondentes. Dentro desses fatores, os aspectos de maior impacto na decisão de compra da amostra foram a sensação de segurança durante a transação, profissionalismo da loja online e organização dos produtos. Assim, considerando a amostra dos estudantes de graduação da UFSC, é possível afirmar que é de fundamental importância as organizações que realizam transações no meio online, bem como os responsáveis pelas ações de marketing dessas empresas, apresentarem profissionalismo e organização na distribuição dos seus produtos, além de garantirem a segurança dos dados do usuário no ato do pagamento.With the pandemic of the new coronavirus (Covid-19) all over the planet, the adoption of social isolation was practiced by several countries in order to slow down the contamination among people. In Brazil, the first case of the disease was identified in February 2020, which advanced rapidly among the population and highlighted the need for restrictive measures. In Florianópolis, Santa Catarina, such measures came into effect on March 16, 2020, after the disease was identified in the city. With the concern of governmental and non-governmental actors about public calamity, the Federal University of Santa Catarina, before the decree of the city hall, suspended all on-site activities at the institution from March 15, 2020. Social isolation, in addition to contributing to the lowest virulence capacity, had political, social and economic consequences. Most physical stores had their doors closed indefinitely and the scarcity of products became a possibility. Among the permitted commercial activities, only those considered essential remained in operation, such as supermarkets, hospitals and pharmacies. Thus, the isolation measures caused changes in consumer behavior, making the adoption of e-commerce more widespread among the population with access to the internet and conditions for that. According to the researched bibliography, there are some factors that influence the consumer when making a purchase decision. For this work, the factors Virtual Store, Promotion, Trust and Convenience were considered. From them, a conclusive descriptive research was carried out through an online questionnaire in order to identify the factors that influenced the purchase of products in virtual stores by e-commerce by students from the Federal University of Santa Catarina during the pandemic period caused by Covid-19. As a result, the sample analyzed showed changes in online shopping behavior during the period, increasing the quantity of products purchased via e-commerce. Among the factors that influenced the undergraduate students, the Virtual Store and Reliability stand out, with the highest scores among respondents. Within these factors, the aspects with the greatest impact on the sample purchase decision were the feeling of security during the transaction, the professionalism of the online store and the organization of the products. Thus, considering the sample of undergraduate students at UFSC, it is possible to affirm that it is of fundamental importance for organizations that carry out transactions in the online environment, as well as those responsible for the marketing actions of these companies, to present professionalism and organization in the distribution of their products, in addition to ensuring the security of user data at the time of payment.
Description: TCC (graduação) - Universidade Federal de Santa Catarina, Centro Sócio Econômico, Administração.
URI: https://repositorio.ufsc.br/handle/123456789/218101
Date: 2020-11-13


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